Dicas para construção de pista - Parte 2
Redação MotoX.com.br - Por Fernandão Dal Mas - Fotos: Maurício Arruda
Algumas pistas européias tem tradição de décadas |
Quando for planejar uma pista de motocross, pense grande. Independente do tamanho da pista ou do nível técnico, ainda assim, pense grande. Vou explicar!
Terrenos inclinados são os melhores para construção de um circuito |
É que em países como, Estados Unidos, Bélgica, Itália e França, entre outros, o nível do motocross é superior ao nosso. Bom, é bem verdade que existem alguns fatores, como poder aquisitivo, custos mais baixos, acesso a boas peças, e por ai vai. Mas também existe outro fator fundamental, que são as pistas definitivas. Existem pistas com mais de 50 anos no mesmo local. O que isto significa? Imagine a história de um lugar onde a pista tenha todos estes anos. Quantas competições, quantos pilotos, a tradição que se forma no lugar, e o público local que com certeza têm uma boa noção da modalidade, deve ser um berço de novos pilotos e assim por diante.
Bom, então quando falo: pense grande, falo em permanência da pista. Escolha um bom lugar, por que talvez você não possa fazer uma pista com muito investimento, mas se ela for construída em um lugar definitivo, poderá ser sempre melhorada, e isso é o que a torna importante. Itens como isolamento, drenagem, irrigação e deslocamento para resgate são imprescindíveis para o nível do nosso motocross.
Os equipamentos evoluem, as motos também, por este motivo, as pistas também devem evolucionar. Isso não significa melhorar só obstáculos, mas sim toda a estrutura e benfeitorias. Isso dá qualidade e principalmente segurança para os praticantes. Na minha opinião, este é o fator fundamental.
Ao longo da minha profissão, lutei muito por segurança. Muitas pessoas só pensam no evento como uma grande festa e o nível técnico e a segurança ficam sacrificados no final. Se der um bom público, ainda que alguns pilotos tenham se quebrado, podemos ver o prefeito local ou os organizadores dizendo: grande prova. Por este motivo é que faço estes comentários. O verdadeiro motivo é dar informações reais de segurança, de como fazer e escolher uma boa pista. No caso, informações que são baseadas em experiências de vários anos de trabalho.
A escolha do local influência no investimento necessário para a construção |
Também é bem verdade que se tiver investimento e máquinas, pode-se fazer uma pista em qualquer lugar, mas isso custa muito dinheiro. Mesmo correndo o risco de ser repetitivo prefiro detalhar bem então. Se você puder, escolha bem o lugar, isso é muito importante.
Aí vão algumas dicas:
Em pistas permanentes benfeitorias podem ser feitas ao longo do tempo |
1. Visualize o local de maneira geral e pense em uma prova acontecendo.
2. Pense na área de box e seus acessos. Atenção: o acesso ao box deve ser diferente ao acesso do público.
3. A largada nunca deve ser de frente para o sol. Em área plana ou subindo, ela deve estar o mais próxima possível do box, porque os pilotos precisam de rápido deslocamento para a largada, caso contrário toda a corrida pode sofrer atrasos.
4. Ao redor da pista e do lado de dentro da cerca deve haver uma estrada para deslocamento das equipes de apoio. Isso é muito importante, pois é por esta estrada que passarão médicos, caminhão pipa, máquinas e tudo mais o que seja necessário, sem precisar parar a corrida. Lembre-se: sem possibilidade de resgate, o médico irá parar a prova.
5. A inclinação do terreno também influência muito nas características da pista e custo de construção. Terrenos inclinados são melhores e mais baratos, além disso, se evita o transporte de terra e também facilita a drenagem. O resultado final da pista sempre é melhor.
6. Acomodar bem o público é importante, pois, sendo o motocross um esporte de circuito, a presença de público é fundamental, caso contrário, ninguém patrocina. Se o lugar do público for em um desnível ou barranco, poderá ser feita uma espécie de arquibancada natural. Fica bonita e evita gastos.
Barranco na lateral da pista pode ser usado como arquibancada natural |
Obs.: Itens como grandes árvores, nascentes de água, devem ser preservadas. Isso valoriza e embeleza a pista e você ainda terá o apoio da galera do meio ambiente.
Bom, espero ter ajudado dando uma noção do terreno ideal. Como comentei, a pista pode ser feita em qualquer lugar, mas lembre-se dos custos e benefícios.
Fernandão Dal Mas, foi piloto de motocross durante 16 anos, construiu as pistas do Campeonato Brasileiro pelo período de 10 anos, possui domínio operacional dos equipamentos de terraplanagem e realizou a construção da pista de motocross do campo de provas da Honda Manaus.
Contato: fernandao.pista@hotmail.com