Joaninha foi mais uma vez absoluto com diversas variações do backflip
Redação MotoX.com.br - Fotos: Fábio Minduim
Gilmar Flores, o Joaninha, hexacampeão da Copa Brasil de Motocross Freestyle |
O norteamericano Wiley Fullmer ficou com o segundo lugar |
Apesar da presença de grandes nomes nacionais da modalidade e da participação do norteamericano Wiley Fullmer, a Copa do Brasil de Motocross Freestyle viu o matogrossense Gilmar Flores, o Joaninha, continuar invicto na prova. Neste domingo, o piloto da Pro Tork saiu pela sexta vez com o título da competição. A disputa foi acompanhada por cerca de oito mil pessoas presentes na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
A batalha final ficou entre Joaninha e o estrangeiro que terminou em segundo, seguido por Henrique Balestrin, o Zóio. Nas eliminatórias do dia, a vantagem foi de Fullmer, que no dia anterior, havia se sentido mal por conta do forte calor do Rio. Joaninha foi o segundo, com Fred Kyrillos, Zóio, Jeff Campacci e Marcelo Simões na sequência, formando os seis atletas da grande final.
No sábado, Fullmer, com mal-estar, não conseguiu competir e Joaninha garantiu a melhor nota, mas ao tentar um underflip, caiu e sentiu um pouco de dor no pé. Ambos superaram os problemas e fizeram o duelo esperado na etapa decisiva.
Henrique Balestrini, o Zoio, venceu o Ipiranga Best Whip, disputa da melhor entortada |
Com a concorrência mais forte esse ano, Joaninha se sentiu ainda mais recompensado. "Estou muito feliz por ter ganho mais um campeonato. Esse ano foi ainda melhor pela rivalidade entre Brasil e Estados Unidos. É muito bom ter representado bem o meu país. Tentei me garantir logo na primeira volta, mandei minhas melhores manobras e marquei 332,5 pontos", explicou. A estratégia se mostrou acertada e colaborou para a conquista. "Na segunda volta tive um pneu furado, mas me mantive tranquilo pela boa pontuação que tive antes. Felizmente ninguém conseguiu me alcançar e eu sigo com o taça", analisou.
Matogrossense segue imbatível na competição com a sexta conquista em seis edições
|
Uma das razões para a conquista de Joaninha foi a boa variação de backflips apresentada na primeira volta da final, que lhe garantiram uma pontuação de 332,6. Zóio, que também é de Sinop (MT) e treina ao lado de Joaninha, foi outro competidor que mostrou muita consistência ao começar com uma bela entortada e seguir com um "dead body", somando 265 pontos. Fullmer, apesar de empolgar o público em sua segunda volta, somou 291,5 pontos e não conseguiu arrancar o título do hexacampeão. "O Joaninha é muito bom e fez uma ótima apresentação. Fiquei super feliz com o segundo lugar. Estava doente e consegui fazer boas manobras, mas ano que vem eu vou roubar a medalha dele", prometeu o americano.
O vencedor lamentou as condições físicas do principal adversário. "Sei que ele renderia muito mais se estivesse bem, seria uma decisão bastante acirrada. Mas, ano que vem ele confirmou que estará de volta. Vou continuar treinando para não deixar o título escapar."
Fred Kyrillos ficou em quarto, com 257.5 pontos, Marcelo Simões em quinto, com 250 e Jeff Campacci, foi o sexto, com 207.5 pontos.
No sábado, um campeonato de entortadas fez a alegria do público. Zóio, de apenas 18 anos ficou com o tri-campeonato da prova, este ano batizada de Ipiranga Best Whip. Cyro de Oliveira foi o segundo colocado e Giancarlo Bergamini o terceiro.
Resultado final
Copa Brasil de Motocross Freestyle 2012
1. Gilmar Flores, "Joaninha" - 332.6
2. Wiley Fullmer - 291.5
3. Henrique Balestrini, "Zoio" - 265
4. Fred Kyrillos - 257.5
5. Marcelo Simões - 250
6. Jeff Campacci - 207.5
Ipiranga Best Whip
1. Henrique Balestrini, "Zoio"
2. Cyro de Oliveira
3. Giancarlo Bergamini