Jonny Walker lidera esquadra britânica ao topo da Gigante de Ferro
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Flohagena / Philip Platzer / Mathias Kniepeiss
Apenas sete competidores completaram percurso
Tinha uma pedra no caminho.
O oceano de rochas é uma das principais características do Erzbergrodeo. |
Se o Enduro Extremo precisasse de uma única prova para descrever a modalidade, o Erzbergrodeo seria o exemplo perfeito. Com um percurso que vai do fundo de uma antiga escavação de mineradoras até o topo da montanha, conhecida pelos locais como Gigante de Ferro, a corrida é o teste definitivo tanto da técnica, como do psicológico.
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O mais marcante no percurso são os trechos formados por um oceano de pedras. As dificuldades da corrida põe a prova os mais experientes dos pilotos. Não é raro encontrarmos campeões mundiais, de diversas modalidades off-road, jogando a toalha. De exaustão ou simplesmente por perder a esperança de que pode superar a montanha.
Jonny Walker a caminho de sua primeira vitória no evento |
Taichi Tanaka deixou pedaços da moto pelo caminho, mas chegou ao topo da montanha |
Neste ano além das dificuldades naturais do percurso criado por Karl Katoch, os competidores tiveram mais um adversário implacável: o clima. O prólogo da sexta-feira foi a única parte da competição realizada com tempo bom. O piloto da casa Seppi Fally faturou a bateria completando os 14km em 10m43s, apenas 0,4 segundo mais rápido que o piloto de motocross sloveno Blaz Legisa. Uma das vítimas do prólogo foi ninguém menos que David Knight. O gigante precisou de uma rápida visita ao hospital onde nada de mais grave foi constatado.
No sábado o tempo virou e a chuva complicou a situação. Mas foi a neblina - que baixou a visibilidade drasticamente - que provocou o cancelamento da segunda parte do prólogo logo após a partida dos 200 primeiros pilotos. Com partes rápidas, onde os pilotos chegavam a até 165km/h, nada mais sensato que parar a prova quando a visibilidade baixa para menos de 25 metros.
Dessa forma, os 500 classificados - entre o impressionante número de 1800 inscritos - foram definidos pelos tempos de sexta-feira mesmo.
Doug Lampkin |
Red Bull Hare Scramble
Ben Hemingway |
Dan Hemingway |
O evento principal, no domingo, não teve muito resfresco de São Pedro. A garoa fina aqui e alí deixou o terreno liso igual sabão, principalmente as terriveis seções de pedras. Logo após a largada dois pilotos se destacaram. O perfeccionista Graham Jarvis e o jovem Jonny Walker, ambos britânicos.
Walker foi a revelação do ano passado no evento na terceira posição. Com apenas 21 anos quer usar o Erzberg como plataforma ao estrelato, assim como um tal polonês chamado Taddy Blazusiak fez alguns anos atrás com nada menos que cinco vitórias consecutivas.
A briga entre Jarvis e Walker foi intensa. Os dois pilotaram num ritmo muito forte mesmo nas partes mais sádicas do percurso. O ponto crucial da disputa aconteceu quando o piloto da Husaberg errou o caminho. Mesmo avisado pelos alto-falantes, não percebeu a falha e seguiu em frente até a chegada.
Outra vítima de erros no trajeto foi o alemão Andreas Lettenbichler, também desqualificado por cortar uma parte do caminho.
Lars Enöckl |
Jonny Walker |
"Sabia que Jarvis estava desclassificado, então na fase final evitei correr riscos. Simplesmente fui muito rápido no "Carls's Diner" (ndr: uma das mais temíveis seções de pedras do percurso) e machuquei as costas quando passei por cima do guidão" - comentou o jovem Walker de apenas 21 anos - "É simplesmente fantástico vencer já na minha segunda participação aqui."
Confira a queda de Walker aos 2:12 no vídeo da corrida.
Dos 1.800 inscritos apenas sete pilotos chegaram ao final. Um índice de sucesso de apenas 0,3%. É amigos, o Erzberg Rodeo não é para qualquer um. Mas os britânicos se destacaram esse ano com as quatro primeiras posições e cinco dos sete pilotos que completaram. Apenas o japonês Taichi Tanaka e o local Lars Enockl se meteram entre os pilotos do Reino Unido.
Outro destaque do evento é que 100% dos finalistas foram empurrados pelos ágeis, sólidos e leves motores 2 tempos. Viva a fumacinha azul!
Resultado Prólogo
1. Seppi Fally (AUT/Kawasaki) 10:43,06 minutos
2. Blaz Legisa (SLO/KTM) 10:43,48
3. Lars Enöckl (AUT/KTM) 10:50,38
4. Jonny Walker (UK/KTM) 10:59,59
5. Bernhard Walzer (AUT/KTM) 11:03,09
Paul Bolton |
Alguns calos e bolhas ficam de recordação |
Resultado final
1. Jonny Walker (UK/KTM)?
2. Dougie Lampkin (UK/Gas Gas)
3. Ben Hemingway (UK/KTM)
4. Paul Bolton (UK/KTM)?
5. Taichi Tanaka (JAP/KTM)
6. Lars Enöckl (AUT/KTM)
7. Dan Hemingway (UK/KTM)