Acidentes, protestos e vitória de Chad Reed
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Steve Bruhn -
www.supercross.cc.com
A disputa entre Stewart e Reed foi marcada por manobras agressivas |
Bem, o Mundial de Supercross temporada 2007 começou em Toronto no Canadá pegando fogo. O australiano Chad Reed venceu a etapa marcada por acidentes e protestos envolvendo James Bubba Stewart.
Chad Reed |
Como no ano passado, o "Mundial" é formado pelas etapas do AMA Supercross mais as duas provas prelimininares que ocorrem em Dezembro no Canadá. Apesar da série vir ganhando importância ultimamente o campeonato que ainda vale mesmo é o que começa em Anaheim em janeiro.
A nova temporada trouxe algumas mudanças no programa e na forma de classificação. As classificatórias diurnas foram substituidas pelas tomadas de tempo dos treinos cronometrados. Durante a noite foram excluidas as "semis", os pilotos têm agora apenas duas chances de se classificar para a final. São duas classificatórias com 20 pilotos cada e a repescagem também conhecida como última chance. Porém os cartolas incluiram uma polêmica regra: caso um piloto entre os 10 primeiros do campeonato não se classifique para a final pelas vias normais ele poderá participar assim mesmo utilizando o artifício da "vaga reservada". Podem ser usadas até duas vagas reservadas por evento e o piloto pode usufruir deste benefício até duas vezes na temporada. O primeiro a utilizar a nova regra foi Tyler Evans que participou da final mesmo chegando em 17º na última chance.
As mudanças segundo a direção do campeonato visam preservar a pista durante o evento e facilitar a transmissão da competição pela televisão.
Treinos de sexta-feira
Martín Dávalos |
O "ponto alto" dos treinos de sexta foi o acidente envolvendo Ivan Tedesco, da Suzuki e James Stewart. O piloto da Kawasaki simplesmente atropelou Tedesco na recepção de uma salto causando-lhe uma fratura no pulso que se confirmou posteriormente no hospital.
Finais A prova começou com Nick Wey na frente seguido de Chad Reed. Na segunda volta Ricky Carmichael, que corre essa temporada apenas em período parcial, sofre uma queda quando tenta encostar no piloto da Yamaha.
Logo depois Reed assume a liderança e poucas voltas mais tarde o público canadense acompanha uma ferrenha batalha pela ponta contra James Stewart.
James ultrapassou três vezes o australiano com manobras agressivas e nas três recebeu o troco logo em seguida.
O momento decisivo da prova ocorreu no momento que os dois se tocaram antes do duplo de chegada. Stewart pulou para fora da pista e no ímpeto da batalha retornou à pista na recepção do duplo bem à frente de Travis Preston que, no ar, não teve como desviar.
Após o terrível incidente Stewart retornou à prova e cruzou a bandeirada em terceiro após perder a posição para Carmichael. Quando recebeu a bandeirada o piloto da Kawasaki largou a moto e se jogou no chão com dores na perna. Travis Preston não se comoveu com a cena e se dirigiu ao piloto no chão com algumas duras palavras até ser afastado pelo pessoal de pista.
O final de semana não poderia ter sido melhor para Reed que agora compete chefiado pelo experiente Larry Brooks, ex-piloto que já comandou a equipe Yamaha/1-800-collect de Jeremy McGrath e mais recentemente a esquadra da KTM.
A etapa de Toronto mostrou um Reed determinado disposto a abandonar a imagem de coadjuvante à sombra de Carmichael e Stewart que marcou seu ano de 2006.
Protestos Além da dor no tornozelo Stewart deixou Toronto também com uma boa dor-de-cabeça. Tanto Ivan Tedesco com Travis Preston acionaram a FIM com representações contra o piloto. Pela regras da Federação Internacional de Motociclismo todo piloto que se sinta prejudicado pelas ações de um concorrente pode entrar com um protesto perante o juri de prova pagando a taxa de U$800,00.
Resta saber qual será a decisão da FIM sobre o caso e se haverá alguma punição contra Stewart. A entidade, sempre marcada por decisões políticas, ainda não se pronunciou sobre o caso.
Lites A prova da categoria que abriga as 250Fs foi vencida pelo equatoriano recém-contratado da KTM Martín Dávalos. O jovem piloto de apenas 19 anos completou sua primeira temporada nos Estados Unidos este ano onde seu melhor resultado foi um 3º lugar na etapa de Atlanta da categoria Lites Costa Leste.
As provas da categoria no Canadá não contam pontos para o campeonato servindo apenas de apresentação.
A série prossegue no próximo final de semana em Vancouver, também no Canadá.
Resultados
Pos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 |
No. 577 75 168 84 34 57 798 97 695 566 611 71 632 105 899 288 384 771 312 571 574 33 |
Lites Martin Davalos Broc Tickle Zack Osborne Michael Willard Troy Adams Tyler Medaglia William Ainsworth Robert Marshall Benjamin Ritter Logan Martin Brady Sheren Zeb Dennis Kevin Hoge Justin Thompson Frank Burns Kyle Preston Carl Schlacht Davey Fraser Daryl Eckland Scotty Maidman Fletcher Shrvock Kyle Beaton |
Moto KTM Yamaha KTM KTM Suzuki Suzuki Kawasaki Kawasaki Kawasaki Honda Honda Honda Suzuki Honda Honda Kawasaki Honda Yamaha Honda Kawasaki Kawasaki Yamaha |
Voltas 15 15 15 15 15 15 15 15 14 14 14 14 14 14 14 14 14 13 13 13 12 11 |
Diff. --.--- 4.595 17.788 19.728 30.225 39.794 41.162 44.647 1 lap 1.091 1.692 10.677 12.652 22.314 36.697 50.161 51.449 2 laps 8.990 53.060 3 laps 4 laps |
Best Tm 52.767 53.231 54.546 54.449 54.467 56.333 56.689 56.124 57.430 56.886 57.377 58.164 57.852 57.748 57.696 1:00.031 59.798 58.375 56.362 1:01.410 1:00.875 56.013 |
Volta 3 2 5 3 3 6 6 9 5 3 7 6 6 5 4 4 2 4 2 2 3 6 |
Pos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 |
No. 22 4 7 15 12 27 32 37 13 40 43 90 157 31 26 11 61 53 36 256 25 |
Supercross Chad Reed Ricky Carmichael James Stewart Tim Ferry David Vuillemen Nick Wey Ryan Clark Paul Carpenter Heath Voss Jeff Gibson Jeff Dement Cole Siebler Kevin Johnson Jason Thomas Michael Byrne Travis Preston Jiri Dostal Tyler Evens Josh Summey Bryan Johnson Nathan Ramsey |
Moto Yamaha Suzuki Kawasaki Kawasaki Honda Honda Honda Kawasaki Honda Kawasaki Yamaha Honda Yamaha Honda Suzuki Honda Honda Suzuki Honda Honda Yamaha |
Voltas 20 20 20 20 20 20 19 19 19 19 19 19 19 19 18 16 16 11 10 7 6 |
Diff. --.--- 6.948 14.086 16.513 20.350 24.463 1 lap 12.638 26.172 30.243 33.798 40.132 46.147 49.414 2 laps 4 laps 3:09.434 9 laps 10 laps 13 laps 14 laps |
Best Tm 50.925 51.330 50.434 51.964 51.973 52.131 53.331 52.555 54.632 54.568 55.402 55.183 54.483 54.833 53.376 53.782 59.380 56.457 54.657 54.878 53.552 |
Volta 7 3 6 9 3 4 4 4 8 5 7 4 4 3 4 8 4 6 4 4 6 |