Roberto Castro, da Costa Rica, vence Latino Americano de Motocross MX2 MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda
Pilotos do Latino Americano de Motocross MX2 2009 |
Que calor é este? Esta era a pergunta que mais se ouvia em Ji-Paraná, RO, cidade sede da etapa única do Campeonato Latino Americano de Motocross MX2 2009. Antes da prova, realizada no final de semana dos dias 5 e 6 de setembro, todos sabiam que a alta temperatura seria um dos grandes adversários dos competidores no evento e, já no sábado, com os termômetros girando em torno dos 40 graus, o desgaste era visível após cada sessão de treino.
Este ano o evento contou com pilotos do Chile, Costa Rica, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai, além do Brasil. Metade dos trinta competidores selecionados era de atletas brasileiros. O paranaense Jean Ramos, defensor do título, foi um dos desfalques entre os representates nacionais, ele não esteve nesta edição pois segue recuperando-se de uma lesão. Mas o Brasil tinha nomes de peso, o maior deles o atual campeão brasileiro Wellington Garcia que chegou como um dos favoritos ao título, como grande esperança para manter o caneco em território nacional.
Nos treinos livres quem mais chamou atenção foi Roberto Castro, da Costa Rica, que prendeu a atenção dos concorrentes com curvas limpas e eficientes. Mas na hora do cronometrado foi um brasileiro que ficou a melhor marca: o paulista Thales Vilardi. O piloto da Honda superou o equatoriano Jetro Salazar (que correu representando o Peru, onde compete atualmente), Wellington Garcia, Roberto Castro e Humberto Martin, da Venezuela, campeão da competição em 2007.
Um grande público acompanhou a vitória do costa-riquenho Roberto Castro |
A pista de areia foi ponto alto do evento. O próprio terreno, que se manteve sem interferência desde o primeiro treino, era a grande dificuldade do traçado. Valetas, buracos e muitas ondulações não permitiam descanso exigindo bastante preparo físico dos pilotos. A disputa em duas baterias no domingo definiria o título latino, quando também foi disputada uma prova extra da classe CRF 230 com pilotos locais.
Preocupação ambiental
Parceria com o Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado de Rondônia (PRMC) promoveu o plantio de 100 árvores no parque que sediou o evento, um projeto de neutralização de carbono |
Este é o sétimo ano consecutivo que Rondônia recebe a competição internacional. Reinaldo Selhorst, presidente da FMR (Federação Rondoniense de Motociclismo), é quem está a frente deste trabalho coordenando uma grande equipe no evento. O Latino Americano tem seus méritos também fora da pista já que os envolvidos no evento recebem tranporte, hospedagem e alimentação (como já foi um dia no campeonato nacional).
Mas o que Selhorst fez questão de destacar foi outro ponto inédito do evento: a parceria com o Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado de Rondônia (PRMC) projeto que tem como objetivo principal promover a preservação, conservação e recuperação das matas ciliares de todo seu território. "Este é um projeto inédito, foram feitos cálculos de quanto o evento produzirá de gases e compensaremos com o plantio de árvores. É um projeto de neutralização de carbono", explicou o dirigente.
Kátia Regina Casula, coordenadora do programa, esteve presente na competição e, junto com autoridades locais, participou do plantio das primeiras árvores no entorno do lago situado no meio da pista, uma forma de dar exemplo ao público presente quanto aos impactos que as ações humanas provocam no ambiente. "No total serão plantadas 100 árvores, praticamente o dobro do necessário para neutralizar as emissões deste evento", afirmou a coordenadora. Isto deu cunho ecológico ao Latino Americano de Motocross, algo que em breve deve se tornar ítem obrigatório em eventos de motociclismo e foi introduzido com pioneirismo na prova internacional.
Corridas
Largada 1ª bateria |
Jetro Salazar |
Apenas duas baterias decidiriam o campeão, por isso qualquer erro era fatal na busca pelo título. E foi desta forma que o principal concorrente brasileiro deu adeus às suas chances. Wellington Garcia largou na frente, mas na primeira curva enfrentou problemas. "A moto escorregou, acabei atingido por outro piloto e a queda foi inevitável. Voltei pra corrida, mas tive problemas com o óculos, precisando tirá-lo e levei uma pedrada no olho. Não tive outra opção senão abandonar", afirmou o goiano.
Na frente Jetro Salazar andava rápido ampliando a vantagem sobre o segundo colocado, Humberto Martin. Os melhores brasileiros eram Gabriel Gentil, na terceira posição, e Thales Vilardi que pulou do décimo para o sétimo lugar. Mas Gentil apertou o ritmo nas primeiras voltas e depois sucumbiu ao calor. "Forçei muito nas primeiras voltas e cansei", explicou o catarinense que acabou a bateria na oitava posição.
Roberto Castro |
Humberto Martin |
Thales, ao contrário, foi ganhando terreno e pouco depois da metade da prova era o brasileiro com melhor atuação, em quarto. Salazar seguia na frente, mas a tranquilidade das primeiras voltas deu lugar a preocupação com a aproximação de Roberto Castro. O costa-riquenho começou a prova no meio do pelotão, completando a primeira volta em 13º, mas se recuperou de forma fantástica. Nas últimas voltas não teve dificuldade para assumir a liderança já que Jetro Salazar nitidamente não tinha a mesma velocidade do início.
A bateria terminou com vitória de Castro seguido por Salazar e Humberto Martin. Thales Vilardi foi o quarto colocado sem conseguir entrar na briga com os três primeiros. João Paulo Feltz foi a grata surpresa da corrida com o quinto lugar, subindo ao longo da corrida após um início desfavorável. Felipe Espinosa, do Equador, garantiu o sexto lugar seguido por três brasileiros: Carlos Eduardo Franco, Gabriel Gentil e Marçal Muller. Outro equatoriano, Miguel Cordovez, fechou os dez mais rápidos.
Wellington Garcia |
João Paulo Feltz |
Na volta pra pista Thales Vilardi faz o Holeshot dando início a segunda bateria. Na prova, disputada após as 16:00h, o calor já não é tão forte quanto na primeira, mas em compensação o circuito está mais castigado e isto basta para deixar tudo mais difícil para os pilotos. Desta vez Roberto Castro largou bem e não demora para ele superar o brasileiro assumindo a liderança da prova. Wellington Garcia também partiu bem posicionando-se em terceiro, logo atrás de Thales. Humberto Martin tem a quarta posição e Jetro Salazar a quinta. Mas Salazar se complica caindo ainda nas primeiras voltas e a briga pelo título vai ficando mais restrita.
Thales também cai, fica fora do primeiro pelotão e o Brasil praticamente sem chances de título. João Paulo Feltz ocupa a sétima colocação e para ter chances precisa estar entre os primeiros. Roosevelt Assunção chega ao quarto lugar, mas após grande parte da prova na posição abandona com problemas mecânicos. Na briga por posições intermediárias Gabriel Gentil e Miguel Cordovez se enroscam provocando uma violenta queda do equatoriano.
Thales Vilardi |
Pódio do campeonato |
Resta aos brasileiros torcer por uma vitória de Wellington na bateria e ele não decepciona, aperta o ritmo partindo pra cima de Roberto Castro. Os dois nesta altura já contam com grande vantagem e o piloto da Costa Rica abre passagem pensando no título. Humberto Martin, distante da briga, permanece em terceiro sendo o único a se manter na mesma volta dos lideres.
A prova termina com a vitória de Wellington na bateria e título merecido para Roberto Castro, o novo campeão latino americano de motocross MX2. Humberto Martin completa em terceiro ficando com o vice campeonato. A prova ainda tem João Feltz na quarta colocação resultado que lhe dá o terceiro lugar na soma das baterias, a melhor posição entre os brasileiros. O catarinense, que começou no cross country e tem poucos anos no motocross, fez da resistência sua grande aliada no evento conquistando uma excelente classificação final. Apesar da queda Miguel Cordovez ainda subiu ao quinto posto na bateria. Confira abaixo a classificação completa no campeonato e em cada bateria.
Disputa regional
Evandro Buciolli venceu a prova extra, da categoria CRF 230 |
Largada 1ª bateria CRF 230 |
Entre as baterias da classe principal a categoria CRF 230 entreteu o público com disputas entre os pilotos locais. Cândido Chagas foi o destaque da primeira prova onde venceu de forma tranquila. Já na segunda bateria problemas mecânicos lhe tiraram da disputa e seu principal oponente, Evando Buciolli, aproveitou para brilhar vencendo não só a rodada, mas também na soma das duas baterias.
A etapa Latino Americano de Motocross contou com coordenação da FMR, supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e União Latino Americana de Motociclismo, apoio do Ministério dos Esportes, Governo de Rondônia, Assembléia Legislativa, Prefeitura de Ji-Paraná, Honda do Brasil, senador Valdir Raupp e deputada federal Marinha Raupp.
Resultados
1 |
19 |
Castro Roberto (Costa Rica) |
47 |
25 |
22 |
2 |
981 |
Martin Humberto (Venezuela) |
40 |
20 |
20 |
3 |
48 |
Feltz Joao (Brasil) |
34 |
16 |
18 |
4 |
12 |
Espinosa Felipe (Equador) |
30 |
15 |
15 |
5 |
17 |
Vilardi Thales (Brasil) |
28 |
18 |
10 |
6 |
9 |
Cordovez Miguel (Equador) |
27 |
11 |
16 |
7 |
21 |
Garcia Wellington (Brasil) |
25 |
0 |
25 |
8 |
44 |
Mendes Carlos (Brasil) |
25 |
14 |
11 |
9 |
68 |
Tulio Marco (Brasil) |
23 |
9 |
14 |
10 |
60 |
Salazar Jetro (Peru) |
22 |
22 |
0 |
11 |
50 |
Muller Marcal (Brasil) |
20 |
12 |
8 |
12 |
40 |
Wynther Heinz (Brasil) |
17 |
8 |
9 |
13 |
31 |
Gentil Gabriel (Brasil) |
17 |
13 |
4 |
14 |
87 |
Vivanco Pablo (Equador) |
16 |
10 |
6 |
15 |
10 |
Cerdeña Agustin (Uruguai) |
14 |
7 |
7 |
16 |
100 |
Rojas Diego (Chile) |
13 |
0 |
13 |
17 |
77 |
Hernandez Javier (Equador) |
12 |
0 |
12 |
18 |
61 |
Araujo Julian (Peru) |
7 |
4 |
3 |
19 |
92 |
Muller Ariel (Brasil) |
6 |
6 |
0 |
20 |
13 |
Cordovez Juan (Equador) |
5 |
0 |
5 |
21 |
304 |
Pini Jr Everson (Brasil) |
5 |
3 |
2 |
22 |
7 |
Silveira Reinaldo (Paraguai) |
5 |
5 |
0 |
23 |
712 |
Maschio Alberto (Brasil) |
2 |
1 |
1 |
24 |
20 |
Herboso Jonathan (Brasil) |
2 |
2 |
0 |
25 |
149 |
Amaral Douglas (Brasil) |
0 |
0 |
0 |
26 |
4 |
Freitas Roosevelt (Brasil) |
0 |
0 |
0 |
27 |
52 |
Bulos Alejandro (Peru) |
0 |
0 |
0 |
28 |
723 |
Ribeiro Aparicio (Brasil) |
0 |
0 |
0 |
29 |
64 |
Bulos Santiago (Peru) |
0 |
0 |
0 |
30 |
84 |
Salazar Ian (Equador) |
0 |
0 |
0 |
Bateria 1
1 |
19 |
Castro Roberto |
24 |
Suzuki |
33:57.366 |
-
| -
| 55,130 |
2 |
60 |
Salazar Jetro |
24 |
Ktm Sxf |
34:20.460 |
23.094 |
23.094 |
54,512 |
3 |
981 |
Martin Humberto |
24 |
Suzuki Rmz-250 |
34:30.425 |
33.059 |
9.965 |
54,250 |
4 |
17 |
Vilardi Thales |
24 |
Honda Crf250f |
34:46.644 |
49.278 |
16.219 |
53,828 |
5 |
48 |
Feltz Joao |
23 |
Yamaha Yz250f |
34:08.618 |
1 Lap |
1 Lap |
52,543 |
6 |
12 |
Espinosa Felipe |
23 |
Yamaha Yz250f |
34:13.895 |
1 Lap |
5.277 |
52,408 |
7 |
44 |
Mendes Carlos |
23 |
Kx250 |
34:17.480 |
1 Lap |
3.585 |
52,316 |
8 |
31 |
Gentil Gabriel |
23 |
Honda Crf250 |
34:49.735 |
1 Lap |
32.255 |
51,509 |
9 |
50 |
Muller Marcal |
23 |
Honda Crf250 |
34:52.656 |
1 Lap |
2.921 |
51,437 |
10 |
9 |
Cordovez Miguel |
23 |
Honda Crf250 |
35:02.822 |
1 Lap |
10.166 |
51,188 |
11 |
87 |
Vivanco Pablo |
23 |
Yamaha Yz250f |
35:10.659 |
1 Lap |
7.837 |
50,998 |
12 |
68 |
Tulio Marco |
23 |
Honda Crf250f |
35:14.912 |
1 Lap |
4.253 |
50,896 |
13 |
40 |
Wynther Heinz |
23 |
Honda Crf250 |
35:18.540 |
1 Lap |
3.628 |
50,809 |
14 |
10 |
Cerdeña Agustin |
22 |
Kawasaki |
34:33.018 |
2 Laps |
1 Lap |
49,667 |
15 |
92 |
Muller Ariel |
22 |
Honda Crf250f |
35:12.757 |
2 Laps |
39.739 |
48,733 |
16 |
7 |
Silveira Reinaldo |
21 |
Yamaha Yz250f |
34:02.143 |
3 Laps |
1 Lap |
48,126 |
17 |
61 |
Araujo Julian |
21 |
Yamaha Yz250f |
34:17.879 |
3 Laps |
15.736 |
47,758 |
18 |
304 |
Pini Jr Everson |
21 |
Honda Crf250f |
34:39.313 |
3 Laps |
21.434 |
47,266 |
19 |
20 |
Herboso Jonathan |
21 |
Honda Crf250f |
35:08.328 |
3 Laps |
29.015 |
46,615 |
20 |
712 |
Maschio Alberto |
20 |
Kawasaki |
34:14.177 |
4 Laps |
1 Lap |
45,566 |
21 |
52 |
Bulos Alejandro |
20 |
Yamaha Yz250f |
35:26.320 |
4 Laps |
1:12.143 |
44,020 |
22 |
149 |
Amaral Douglas |
19 |
Yamahayz250 |
35:07.468 |
5 Laps |
1 Lap |
42,193 |
23 |
4 |
Freitas Roosevelt |
17 |
Suzuki |
24:54.063 |
7 Laps |
2 Laps |
53,251 |
24 |
77 |
Hernandez Javier |
11 |
Yamaha Yz |
16:55.211 |
13 Laps |
6 Laps |
50,709 |
25 |
84 |
Salazar Ian |
11 |
Ktm Sxf |
18:12.909 |
13 Laps |
1:17.698 |
47,104 |
26 |
13 |
Cordovez Juan |
8 |
Honda Crf250f |
15:31.617 |
16 Laps |
3 Laps |
40,188 |
27 |
64 |
Bulos Santiago |
8 |
Yamaha Yz250f |
23:22.737 |
16 Laps |
7:51.120 |
26,691 |
28 |
100 |
Rojas Diego |
4 |
Yamaha Yz250f |
8:05.654 |
20 Laps |
4 Laps |
38,546 |
29 |
723 |
Ribeiro Aparicio |
3 |
Honda Crf250f |
6:13.850 |
21 Laps |
1 Lap |
37,555 |
30 |
21 |
Garcia Wellington |
1 |
Honda Crf250f |
2:12.946 |
23 Laps |
2 Laps |
35,202 |
Bateria 2
1 |
21 |
Garcia Wellington |
23 |
Honda Crf250f |
33:38.270 |
-
| -
| 53,333 |
2 |
19 |
Castro Roberto |
23 |
Suzuki |
33:59.415 |
21.145 |
21.145 |
52,780 |
3 |
981 |
Martin Humberto |
23 |
Suzuki Rmz-250 |
34:26.914 |
48.644 |
27.499 |
52,078 |
4 |
48 |
Feltz Joao |
22 |
Yamaha Yz250f |
33:38.807 |
1 Lap |
1 Lap |
51,000 |
5 |
9 |
Cordovez Miguel |
22 |
Honda Crf250 |
33:54.036 |
1 Lap |
15.229 |
50,619 |
6 |
12 |
Espinosa Felipe |
22 |
Yamaha Yz250f |
34:21.321 |
1 Lap |
27.285 |
49,949 |
7 |
68 |
Tulio Marco |
22 |
Honda Crf250f |
34:28.022 |
1 Lap |
6.701 |
49,787 |
8 |
100 |
Rojas Diego |
22 |
Yamaha Yz250f |
34:29.857 |
1 Lap |
1.835 |
49,743 |
9 |
77 |
Hernandez Javier |
22 |
Yamaha Yz |
34:34.455 |
1 Lap |
4.598 |
49,632 |
10 |
44 |
Mendes Carlos |
22 |
Kx250 |
34:50.044 |
1 Lap |
15.589 |
49,262 |
11 |
17 |
Vilardi Thales |
21 |
Honda Crf250f |
33:39.484 |
2 Laps |
1 Lap |
48,666 |
12 |
40 |
Wynther Heinz |
21 |
Honda Crf250 |
33:47.032 |
2 Laps |
7.548 |
48,485 |
13 |
50 |
Muller Marcal |
21 |
Honda Crf250 |
33:51.529 |
2 Laps |
4.497 |
48,377 |
14 |
10 |
Cerdeña Agustin |
21 |
Kawasaki |
33:59.872 |
2 Laps |
8.343 |
48,179 |
15 |
87 |
Vivanco Pablo |
21 |
Yamaha Yz250f |
34:00.475 |
2 Laps |
0.603 |
48,165 |
16 |
13 |
Cordovez Juan |
21 |
Honda Crf250f |
34:01.436 |
2 Laps |
0.961 |
48,143 |
17 |
31 |
Gentil Gabriel |
21 |
Honda Crf250 |
34:46.865 |
2 Laps |
45.429 |
47,095 |
18 |
61 |
Araujo Julian |
21 |
Yamaha Yz250f |
34:47.849 |
2 Laps |
0.984 |
47,072 |
19 |
304 |
Pini Jr Everson |
20 |
Honda Crf250f |
34:40.378 |
3 Laps |
1 Lap |
44,992 |
20 |
712 |
Maschio Alberto |
20 |
Kawasaki |
34:49.546 |
3 Laps |
9.168 |
44,794 |
21 |
20 |
Herboso Jonathan |
20 |
Honda Crf250f |
35:01.050 |
3 Laps |
11.504 |
44,549 |
22 |
149 |
Amaral Douglas |
18 |
Yamahayz250 |
34:21.039 |
5 Laps |
2 Laps |
40,873 |
23 |
4 |
Freitas Roosevelt |
17 |
Suzuki |
25:23.797 |
6 Laps |
1 Lap |
52,212 |
24 |
92 |
Muller Ariel |
13 |
Honda Crf250f |
21:17.786 |
10 Laps |
4 Laps |
47,614 |
25 |
52 |
Bulos Alejandro |
10 |
Yamaha Yz250f |
17:38.898 |
13 Laps |
3 Laps |
44,197 |
26 |
7 |
Silveira Reinaldo |
9 |
Yamaha Yz250f |
34:32.434 |
14 Laps |
1 Lap |
20,324 |
27 |
723 |
Ribeiro Aparicio |
7 |
Honda Crf250f |
13:23.156 |
16 Laps |
2 Laps |
40,789 |
28 |
64 |
Bulos Santiago |
7 |
Yamaha Yz250f |
15:24.767 |
16 Laps |
2:01.611 |
35,425 |
29 |
84 |
Salazar Ian |
5 |
Ktm Sxf |
9:19.324 |
18 Laps |
2 Laps |
41,836 |
30 |
60 |
Salazar Jetro |
5 |
Ktm Sxf |
9:19.703 |
18 Laps |
0.379 |
41,808 |