Prestigiada pelos pilotos, 1ª edição do evento foi um sucessoRedação MotoX.com.br - Texto e Fotos: Mateus Zig Bernardini
Largada VX3 |
Luiz Mazzochi |
A cidade paulista de Socorro promoveu seu 1º Veloterra Noturno, organizado pela equipe Asfaltozero o evento aconteceu simultaneamente com o Socorro Off Road 2010, no sábado, 11 de setembro . A prova foi um sucesso, com praticamente todas as categorias largando com o gate cheio, inclusive a classe Extra, criada de última hora para atender aos pilotos que não conseguiram inscrição nas demais categorias. Devido ao sucesso do evento, a equipe Asfaltozero juntamente com empresários da cidade que apoiaram a realização deste evento, já pensam em uma segunda edição.
A estrutura do local, que fica no centro da cidade é muito boa, com a pista construída em uma arena cercada de arquibancadas fixas de concreto. Boxes asfaltados, banheiros e uma boa praça de alimentação também agradaram tanto os participantes, como familiares e público. Depois das sessões de treinos, que começaram às 15:00 horas, por volta das 19:00 horas foi dada a primeira largada.
Diego Parmira |
Nicolas Picolli |
João Paulo Oliveira saiu na frente e liderou até a quarta volta a
Importada Estreante, quando foi superado por André Rodrigues e Luiz Mazzochi. Os dois novos lideres começaram uma bela briga pela vitória, revezando o posto várias vezes.
Restando poucas voltas para o final, em uma disputa de curva, André saiu da pista, retornou de maneira perigosa e acabou desclassificado pela direção de prova. Com isto, Mazzochi seguiu tranquilo até a quadriculada, seguido por Diogo Biazeto em segundo e Juraci em terceiro.
Na
Nacional Pró, outra disputa emocionante levantou o público. Diego Parmira saiu na frente, seguido por Denis "Cabelinho" e Edsinho Refundini. O líder sustentou a posição até a sétima volta, quando Cabelinho assumiu a ponta, mas quatro voltas mais tarde, Diego reassumiu a liderança, desta vez para mantê-la até o final. Edsinho chegou a ultrapassar Denis e ocupar o segundo posto, mas levou o troco terminando em terceiro.
Joel Colega |
Júlio Chehouan |
Pedro Buzatto largou na ponta da
50cc / 65cc, mas na segunda passagem Nicolas Picolli já era o líder. O garoto de Piracicaba (SP), imprimiu um bom ritmo, não cometeu erros e venceu a bateria, com Pedro na segunda colocação. Nicolas Godoy foi o terceiro com Caio Caporalli em quarto, Quatazinho foi o quinto e o pequenino Vitor Andrade, de apenas 5 anos de idade, foi o sexto.
Na prova seguinte, novamente o holeshot foi de João Paulo Oliveira, desta vez na
VX3, mas ao final da primeira volta Joel "Colega" já o havia superado. Correndo em casa, Joel se aproveitou das brigas pelas demais posições para abrir uma boa vantagem e vencer tranquilo. Daniel Vergueiro, que vinha em segundo lugar tentando a aproximação do líder, sofreu uma queda no final da bateria e completou na quarta colocação, atrás de Thiago Bueno e Juliano Tavela.
Outro piloto da casa andou muito forte, Júlio Chehouan liderou a
85cc / 150cc de ponta a ponta, enquanto seu conterrâneo Tavinho Caradori, foi o segundo colocado. Nelson Mateus foi o terceiro e, fazendo bonito no meio dos garotos, Ana Lúcia Carneiro chegou na quarta posição.
Ana Lúcia Carneiro |
Ana Lúcia não teve descanso e alinhou em seguida para a categoria
Penélope, a garota largou na frente, acelerou forte sua "oitentinha" e venceu tranquila a bateria feminina. Pela segunda colocação chegou Larissa Daló, com Juliana Alcici em terceiro, Fernanda Mantovani em quarto e Fernanda Cavalheiro em quinto.
Nas provas da categoria
Nacional Estreante do Circuito das Águas Paulista e pelo interior de São Paulo, o piloto a ser batido vem sendo Willian Caporalli. O garoto quieto de Mogi Guaçu (SP), vem mostrando uma grande evolução no esporte, figurando sempre nas primeiras colocações.
Em Socorro não foi diferente, William largou na frente e venceu de ponta a ponta. Pela segunda colocação, a briga era entre Ney Corsi, Gustavo "Formiga" e Gabriel Lenzi, mas ao final da bateria, Formiga e Ney se enroscaram, deixando mais fácil para Gabriel cruzar na segunda colocação. Formiga retornou ainda em terceiro, seguido por Ronaldo "Coco" e Mario Pares.
Willian Caporalli |
Pedro Beagim |
Há maneira melhor de se estrear uma moto nova senão com uma vitória? Foi assim com Pedro Beagim na categoria
Importada Pró, estreando sua nova Yamaha 450cc. Beagim saiu na frente e venceu a bateria sem ser ameaçado, enquanto Fabinho Silva, correndo em casa, segurou a pressão de Diego Parmira, Clayton Grassi e Júlio Chehouan, pelo segundo posto até o meio da bateria, quando foi ultrapassado. Diego escapou em uma curva e saiu da pista, perdendo várias posições e completando a prova na quinta colocação. Clayton foi o segundo, Júlio o terceiro e Fabinho o quarto colocado.
Ricardo Osny saiu na frente e liderou metade da bateria na categoria
Extra, mas quem venceu sua segunda prova da noite foi o piloto de Bragança Paulista, Luiz Mazzochi. Mostrando muita velocidade após assumir a liderança, Luiz abriu uma boa vantagem dos demais e seguiu sem problemas até a bandeirada final. Mateus Lima foi o segundo colocado, Ricardo Osny o terceiro, Diogo Biazeto o quarto e Daniel Vergueiro o quinto.
Com o sucesso do evento, organizadores já pensam na 2ª edição da prova noturna |
Largada Nacional Estreante |
O final da noite não poderia ter sido melhor, Pedro Beagim largou novamente na ponta e venceu a
Força Livre, mas o maior show da noite foi a disputa pela segunda colocação. Diego Parmira ocupava o posto, quando na segunda metade da bateria sofreu uma queda caindo para a sétima posição. Neste momento, seis pilotos passaram a disputar a segunda colocação: Clayton Grassi, Fabinho Silva, Joel Colega, Júlio Chehouan, Evandro Contecini e Diego Parmira.
As trocas de posições eram constantes levando o público ao delírio. O "moleque" da KTM 399, Diego Parmira, estava encapetado e começou a virar em um ritmo alucinante, ganhando posições volta a volta, até reassumir o segundo posto, seguido por Clayton Grassi em terceiro. Fazendo bonito no meio dos marmanjos, o garoto Júlio Chehouan, andando de CRF 150cc, foi o quarto e o veterano Joel Colega o quinto colocado.
"Agradeço a todos que participaram e principalmente ao apoio do piloto de Socorro, Fábio Silva, do piloto Júlio Chehouan e de sua mãe Paula, pois sem eles a prova não teria acontecido da maneira brilhante como aconteceu", declarou Sandro Cardoso, diretor de provas da equipe Asfaltozero.
Resultados
Importada Estreante 1 47 Luiz Mazzochi
2 13 Diogo Biasetto
3 51 Juraci
4 123 Thiago Bueno
5 4 João Paulo Oliveira
Nacional Pró 1 399 Diego Parmira
2 1 Denis Schiavetti
3 11 Edson Refundini
4 28 Cokinho
5 11 Gabriel Lenzi
50/65cc 1 99 Nicolas Picolli
2 58 Pedro Buzato
3 49 Quatazinho
4 9 Caio Caporali
5 7 Nicolas Godoi
VX3
1 991 Joel Colega
2 123 Thiago Bueno
3 18 Juliano Tavella
4 275 Daniel Vergueiro
5 49 Quatá
85/150cc 1 13 Julio Chehouan
2 13 Otávio Caradori
3 11 Nelson Mateus
4 11 Ana Lucia Carneiro
5 910 Kaue Andrade
Penélope 1 11 Ana Lucia Carneiro
2 21 Larissa Daló
3 865 Juliana Alcici
4 45 Fernanda Mantovani
5 23 Fernanda Cavalheiro
Nacional Estreante 1 29 Willian Caporalli
2 11 Gabriel Lenzi
3 711 Gustavo Formiga
4 88 Ronaldo Côco
5 xx Mario Pares
Importada Pró 1 738 Pedro Beagim
2 377 Clayton Grassi
3 13 Julio Chehouan
4 4 Fabio Silva
5 399 Diego Parmira
Extra 1 47 Luiz Mazzochi
2 5 Mateus Lima
3 9 Ricardo Osni
4 13 Diogo
5 275 Daniel Vergueiro
Importada Pró 1 738 Pedro Beagim
2 399 Diego Parmira
3 377 Clayton Grassi
4 13 Julio Chehouan
5 991 Joel Colega