X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Mundial de Motocross

4ª etapa - Indaiatuba - Brasil
Publicado em: 27/05/2011
Clique e saiba mais

GP Brasil de Motocross volta para Indaiatuba após 11 anos 
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Maurício Arruda

Philippaerts e Herlings conquistam importantes vitórias no Brasil


Largada da primeira bateria da MX1


Assista os melhores momentos na MotoX TV
Foi a terceira visita do Mundial de Motocross em sua nova fase no Brasil. Depois de Canelinha (SC) em 2009, Campo Grande (MT) 2010 o campeonato chegou ao interior de São Paulo. A última prova de Mundial em Indaiatuba tinha acontecido no ano de 2000, com a categoria 125. Na ocasião o francês Luigi Seguy conquistou sua única vitória no Mundial.

Saltando onze anos na história encontramos o circuito reformulado. O traçado permaneceu praticamente o mesmo, ganhou largura em alguns trechos e obstáculos desenhados pelo construtor oficial do campeonato Greg Atkins. A largada, que antes era usada como descida durante a corrida, agora só sobe. E para chegar nela foi inserida um descidinha paralela aos pits. O trecho da mata ganhou uma extensão, aproveitando a areia do local onde antigamente havia uma pista de testes, e algumas partes tiveram a segurança aprimorada, como a curva antes da chegada.


Veja também: Galeria de Imagens com fotos das corridas da MX1

No sábado as classificatórias rolaram sem surpresas na categoria MX2 com a vitória isolada de Ken Roczen. Já na MX1 o líder da pontuação, Clement Desalle, não se saiu tão bem ficando apenas com a 12ª segunda posição. A dupla oficial da Yamaha formada por David Philippaerts e Steven Frossard ficou na frente com o atual campeão Antonio Cairoli em terceiro. As melhores voltas ficaram ao redor de 1:55 tanto na 250cc como na 450cc. Um contraste com o GP passado em Glen Helen onde viravam voltas com cerca de um minuto a mais. No próprio sábado, o único brasileiro regular do Mundial, Swian Zanoni descobriu que o desconforto em uma das mão que sentia desde uma queda na Itália era na verdade uma fratura. O piloto estava fora da prova.

Corridas


Antônio Cairoli


Clement Desalle
O bom tempo e a época do ano colaboraram com o evento. O Sol se fez presente durante todo o final de semana, mas a temperatura não subiu excessivamente como é costume na região em outras estações do ano. A pista, muito bem preparada, não apresentou poeira.

Na primeira largada da MX1 surpresa com o espanhol Carlos Campano faturando o "holeshot". Mas ele não pôde aproveitar muito da boa largada. Com dores em uma das mão em virtude de um choque no sábado não suportou continuar na prova.

A liderança ficou então com Tony Cairoli seguido de Philippaerts e Frossard bem próximos. Um pouco mais atrás Ken de Dycker asumiu a quarta posição. Desalle largou mal, mas na segunda volta já era o quinto colocado.

O ritmo entre os três ponteiros era forte e a briga ficava mais intensa a cada volta. Frossard superou seu companheiro de equipe e após a sexta volta ultrapassou também Cairoli que não ofereceu muita resistência.

Entrando na fase final do tempo de bateria Cairoli retomou a liderança. A briga entre os três ponteiros continuou tão intensa que ninguém percebeu a aproximação de Desalle, o mais rápido na pista durante a terço final de prova. O belga superou as duas Yamahas de uma vez e partiu para cima de Cairoli.


Steven Frossard


Jorge  Balbi
A arrancada de Desalle ficou pelo caminho quando ele se perdeu na descida dos pits e teve que contornar os quarenta gates de largada para retornar à pista. Desse ponto em diante ele acalmou os nervos e pilotou para garantir o quarto lugar.

Cairoli, como de costume, apertou o ritmo nas voltas finais e trouxe seu conterrâneo Philippaerts junto. O piloto da KTM recebeu a bandeirada com dois segundos de vantagem. Frossard chegou folgado em terceiro com Desalle em quarto. O quinto colocado foi o vice-líder do campeonato Max Nagl que, entretanto, não acompanhou o ritmo dos primeiros.

O mineiro Jorge Balbi foi o melhor brasileiro. Andou na 15ª posição a maior parte da bateria. No final perdeu a posição para o italiano Manuel Monni, mas conseguiu recuperar o posto quatro voltas depois garantindo 6 pontos no campeonato. O "importado" costarriquenho Roberto Castro, que compete pela segunda temporada consecutiva no Brasil, capturou o último pontinho da 20ª posição.

Segunda bateria MX1


David Philippaerts


Início da segunda bateria da MX1
A segunda largada culminou com uma mega queda envolvendo Evgeny Bobrishev e Jorge Balbi. O brasileiro abandonou a prova com o ombro deslocado, hoje um exame vereficou também a ruptura parcial no tendão. Para crédito de Balbi, o que vimos examinando a sequência de fotos posteriormente, foi uma manobra sem sentido do russo que estava por fora e quis fechar a curva sem ter espaço para isso.

Leandro Silva largou muito bem, contornou a primeira curva na frente e na segunda estava entre os primeiros, mas caiu logo em seguida abandonando a corrida com um dos braços fraturado. Os dois brasileiros com melhor desempenho na primeira bateria ficaram de fora logo no início da segunda prova, e quem salvou alguns pontos foi João Paulino Marronzinho, 19º colocado.


Acidente na largada envolvendo Balbi e Bobryshev


Steve Ramon
A bateria começou ainda mais animada que a primeira com cinco pilotos na disputa pela primeira colocação. A ordem era a seguinte: Cairoli, Desalle, Frossard, Steve Ramon e Philippaerts.

Na nona volta Desalle assumiu a ponta, mas não era seu dia. O belga não permaneceu mais que duas passagens na liderança. Cometeu um erro e voltou na quinta posição. A esta altura Philippaerts já tinha passado todos os outros e herdou a liderança.

O pelotão dianteiro ficou formado pelos dois italianos e o campeão mundial de 2007 Ramon, que até então vinha fazendo uma temporada discreta. Pouco a pouco Philippaerts abriu distância na ponta e foi administrando a liderança.

Nas voltas finais, Cairoli voltou a apertar o ritmo e chegou a pressionar o líder, mas Philippaerts, campeão da categoria em 2008, venceu a bateria e seu primeiro GP em 2011.

No campeonato a liderança continua com Desalle, onze pontos a frente de Max Nagl, alemão que no Brasil foi apenas o sexto colocado. Cairoli é o terceiro, encostado em Nagl. Philippaerts é o quarto colocado.

Mesmo sem completar a segunda prova, Balbi foi o melhor brasileiro no GP. Os dois pontos conquistados por Marronzinho não foram suficientes para superar o mineiro. O "nacionalizado" Roberto Castro foi o 17º colocado nesta bateria.

MX2 - Os garotos da KTM brilham em Indaiatuba


Ken Roczen


Veja também: Galeria de Imagens com fotos das corridas da MX2
O GP de Indaiatuba teve dono na categoria MX2. Na verdade uma dona. A equipe KTM continua dando as cartas entre as motos 250cc. Até agora só Ken Roczen e Jeffrey Herlings, dois garotos entre 16 e 17 anos, venceram baterias na temporada. E se persistirem as mostras dadas em Indaiatuba a situação não deve mudar tão cedo.

Na primeira bateria Roczen largou na frente, abriu vantagem já nas primeiras voltas e administrou até completar os 35 minutos mais 2 voltas. Herlings manteve um ritmo similar, mas cerca de dez segundos atrás.

Nas voltas iniciais o norte-americano Zach Osborne ocupou a terceira posição. Foi superado pelo francês Gautier Paulin na fase inicial e depois, já na parte final, pelo britânico Tommy Searle. Searle, por sinal, foi quem mais ultrapassou no GP. Prejudicado pela desqualificação por ajuda externa no sábado (da qual não teve culpa) escolheu sempre o último gate, o que no circuito de Indaiatuba é sentença de má largada.


Tommy Searle

O melhor brasileiro foi Hector Assunção na 15ª posição. Jean Ramos e Dudu Lima fizeram uma disputa particular por toda a bateria e também marcaram pontos em 18º e 19º respectivamente.

Segunda bateria MX2
 

Jeffrey Herlings


Gautier Paulin
A segunda bateria da MX2 começou dando mostras que seria um repeteco da primeira. Com Roczen na frente e Herlings em segundo. Desta vez o holandês especialista na areia acertou o ritmo no terreno duro do circuito, sem deixar Roczen escapar.

Duas Yamahas seguiam em terceiro e quarto. Respectivamente Paulin e Osborne. Searle completou a primeira volta em sexto e na passagem seguinte já era o quinto.

Perto de Roczen, Herlings fez o que tinha de ser feito. Pressionou o líder até este cometer um erro na exata metade da bateria. O público aguardou a recuperação de Roczen, mas passou uma, duas, três voltas... e o alemão não conseguiu encostar novamente no companheiro de equipe.

Decidido a correr pelo campeonato ajustou o ritmo para garantir o segundo lugar. Ao final teve de torcer o cabo novamente para manter-se a salvo de Paulin e Searle que brigavam ferozmente pelo terceiro posto.

Bandeirada! E Herlings comemora efuzivamente sua segunda vitória na temporada. Até agora foi o único a superar o favorito Roczen no campeonato deste ano. Os cinco primeiros na bateria foram exatamente os mesmos da primeira corrida, com apenas os dois primeiros invertendo posições.

Entre a esquadra brasileira novamente Hector Assunção foi nosso melhor representante. Na 13ª posição, com boa distância dos conterrêaneos, ele se intrometeu entre os estrangeiros. Jean Ramos foi o 16º, Thales Vilardi o 18º e Dudu Lima o vigésimo.


Hector Assunção

No campeonato a KTM amplia vantagem com Roczen na liderança com 191 pontos. Herlings é o segundo com 177 e Searle o terceiro com 156. A próxima etapa acontece dias 4 e 5 de junho em Saint Jean d'Angely, França. Mesma pista que em Setembro receberá o Motocross das Nações.

Clique aqui para ver os resultados - 2ª bateria MX1 e MX2
Clique aqui para ver os resultados - 1ª bateria MX1 e MX2

Resultados

Pos Nr MX1 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 19 Philippaerts, David ITA Yam 22 25 47
2 222 Cairoli, Antonio ITA KTM 25 22 47
3 25 Desalle, Clement BEL Suz 18 18 36
4 183 Frossard, Steven FRA Yam 20 16 36
5 11 Ramon, Steve BEL Suz 14 20 34
6 2 Nagl, Maximilian GER KTM 16 15 31
7 9 de Dycker, Ken BEL Hon 15 11 26
8 121 Boog, Xavier FRA Kaw 12 13 25
9 22 Strijbos, Kevin BEL Suz 10 14 24
10 777 Bobryshev, Evgeny RUS Hon 13 10 23
11 999 Goncalves, Rui POR Hon 11 8 19
12 7 Barragan, Jonathan ESP Kaw 4 12 16
13 20 Aranda, Gregory FRA Kaw 7 5 12
14 6 Leok, Tanel EST TM 2 9 11
15 13 Monni, Manuel ITA Hon 5 6 11
16 24 Simpson, Shaun GBR Hon 8 3 11
17 14 de Reuver, Marc NED Yam 3 7 10
18 10 Boissiere, Anthony FRA Yam 9 0 9
19 903 Balbi, Antonio Jorge BRA Kaw 6 0 6
20 119 Castro Miranda, Roberto CRC Hon 1 4 5
21 411 Paulino da Silva, Joao BRA Hon 0 2 2
22 523 Correa, Luis ARG Kaw 0 1 1
23 67 Tiainen, Santtu FIN Kaw 0 0 0
24 53 Feltz, Joao Paulo BRA Yam 0 0 0
25 63 Sturm, Robert GER Kaw 0 0 0
26 171 Müller, Marcal BRA Kaw 0 0 0
27 150 Pereira do Amaral, Gustavo BRA Hon 0 0 0
28 44 Cerdena Fearne, Agustin URU Kaw 0 0 0
29 47 Balduvino, Pablo URU Suz 0 0 0
30 180 Gentil, Gabriel BRA Hon 0 0 0
31 151 Ferreira de Lima, Marcello BRA Hon 0 0 0
32 531 Galligari, Francesco ITA Hon 0 0 0
33 114 Silva, Leandro BRA Hon 0 0 0
34 115 Campano Jimenez, Carlos ESP Yam 0 0 0
35 21 Dougan, Jason GBR Yam 0 0 0
Pos Nr MX2 Nat. Bike Race 1 Race 2 Total
1 84 Herlings, Jeffrey NED KTM 22 25 47
2 94 Roczen, Ken GER KTM 25 22 47
3 21 Paulin, Gautier FRA Yam 20 20 40
4 100 Searle, Tommy GBR Kaw 18 18 36
5 338 Osborne, Zachary USA Yam 16 16 32
6 99 Anstie, Max GBR Kaw 15 14 29
7 430 Charlier, Christophe FRA Yam 12 15 27
8 7 Tonus, Arnaud SUI Yam 14 13 27
9 34 Roelants, Joel BEL KTM 13 10 23
10 151 Kullas, Harri FIN Yam 10 12 22
11 911 Tixier, Jordi FRA KTM 11 11 22
12 76 Rauchenecker, Pascal AUT KTM 8 9 17
13 230 Assuncao de Freitas, Hector BRA Hon 6 8 14
14 131 Aubin, Nicolas FRA KTM 7 7 14
15 77 Lupino, Alessandro ITA Hus 9 4 13
16 173 Guillod, Valentin SUI KTM 4 6 10
17 118 Ramos, Jean BRA Hon 3 5 8
18 152 Petrov, Petar BUL Yam 5 0 5
19 30 Villardi, Thales BRA KTM 0 3 3
20 388 Söderberg, Ludvig FIN Kaw 1 2 3
21 238 Ferreira de Lima, Eduardo BRA Kaw 2 1 3
22 31 Hauptli Cidade, Anderson BRA Yam 0 0 0
23 141 Cervellin, Andrea ITA Hus 0 0 0
24 220 Pereiro do Amaral, Anderson BRA Hon 0 0 0
25 523 Schmit, Marco ARG Kaw 0 0 0
26 128 Monticelli, Ivo ITA Hon 0 0 0
27 222 De Castro, Rodrigues Rodrigo BRA Hon 0 0 0
28 221 Armstrong, Endrews BRA Hon 0 0 0
29 223 Montenegro, Gabriel BRA Hon 0 0 0

Classificação Geral

P Nr MX1 Nat. Pts
1 25 Desalle, C. BEL 164
2 2 Nagl, M. GER 153
3 222 Cairoli, A. ITA 151
4 19 Philippaerts, D. ITA 138
5 183 Frossard, S. FRA 132
6 777 Bobryshev, E. RUS 110
7 999 Goncalves, Rui POR 108
8 7 Barragan, J. ESP 94
9 22 Strijbos, K. BEL 92
10 11 Ramon, Steve BEL 90
11 121 Boog, Xavier FRA 77
12 10 Boissiere, A. FRA 60
13 6 Leok, Tanel EST 59
14 39 Guarneri, D. ITA 58
15 9 de Dycker, Ken BEL 58
16 24 Simpson, Shaun GBR 49
17 21 Dougan, Jason GBR 26
18 14 de Reuver, M. NED 23
19 20 Aranda, G. FRA 23
20 144 Craig, C. USA 21
21 115 Campano Jimenez, C. ESP 16
22 13 Monni, Manuel ITA 13
23 50 Barr, Martin GBR 8
24 37 Krestinov, G. EST 6
25 903 Balbi, A. BRA 6
26 52 Walkner, M. AUT 6
27 45 Leonce, Loic FRA 6
28 119 Castro Miranda, R. CRC 5
29 49 Schmidinger, G. AUT 4
30 35 Peick, Weston USA 3
31 411 Paulino da Silva, J. BRA 2
32 387 Martens, Y. BEL 2
33 101 Townley, B. NZL 2
34 67 Tiainen, S. FIN 1
35 61 Brakke, Herjan NED 1
36 523 Correa, Luis ARG 1
P Nr MX2 Nat. Pts
1 94 Roczen, Ken GER 191
2 84 Herlings, J. NED 177
3 100 Searle, Tommy GBR 156
4 338 Osborne, Z. USA 122
5 21 Paulin, G. FRA 120
6 99 Anstie, Max GBR 116
7 7 Tonus, Arnaud SUI 108
8 151 Kullas, Harri FIN 96
9 34 Roelants, Joel BEL 90
10 430 Charlier, C. FRA 89
11 131 Aubin, Nicolas FRA 73
12 911 Tixier, Jordi FRA 61
13 76 Rauchenecker, P. AUT 42
14 77 Lupino, A. ITA 40
15 89 van Horebeek, J. BEL 31
16 152 Petrov, Petar BUL 31
17 25 Coldenhoff, G. NED 31
18 249 Larsen, N. DEN 30
19 17 Butron Oliva, A. ESP 21
20 173 Guillod, V. SUI 20
21 1 Musquin, M. FRA 17
22 585 Baker, Travis USA 16
23 91 Karro, Matiss LAT 15
24 230 Assuncao de Freitas, H. BRA 14
25 388 Söderberg, L. FIN 10
26 85 Champion, S. USA 9
27 118 Ramos, Jean BRA 8
28 590 Triest, Nick BEL 8
29 55 Kras, Mike NED 6
30 79 Oldekamp, Lars GER 5
31 30 Villardi, T. BRA 3
32 238 Ferreira de Lima, E. BRA 3
33 141 Cervellin, A. ITA 2
34 195 Justs, Roberts LAT 2
35 33 Lieber, Julien BEL 2
36 102 Smitka, Petr CZE 1
37 166 Tedder, Dakota USA 1
38 27 Tapia, Tevin USA 1






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet