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>Competição > AMA Supercross

Monster Energy Cup 2012 - Las Vegas - NV
Publicado em: 25/10/2012
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Justin Barcia vence segunda edição do Monster Energy Cup
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Eduardo Erbs



Mike Alessi
A segunda edição do Monster Energy Cup aconteceu sábado passado em Las Vegas. A prova é, podemos dizer, um Supercross fora de época, uma prova extra-campeonato cujo maior atrativo para os pilotos é a pomposa premiação que pode chegar a 1 milhão de dólares caso o mesmo piloto vença as três finais.

A pista do evento não chega exatamente a ser de um Supercross, é mais um circuito híbrido, como diz seu próprio projetista, Ricky Carmichael. A traçado mesclou trechos com sequências de grandes saltos de encaixe com partes rápidas, uma breve subida nas arquibancadas e uma grande curva parabólica apelidade de "Talladega" em referência a um dos mais famosos autódromos ovais dos Estados Unidos.

Outras duas ousadias estavam presentes no traçado. A largada separada - metade do pelotão saía do lado direito, a outra metade do esquerdo para se juntarem na segunda curva - e a "Joker Lane" ou trecho curinga, que acrescentava quase quatro segundos ao tempo de volta dos pilotos, que eram obrigados a passar por ali pelo menos uma vez em cada bateria. O formato da disputa também é diferente com três finais de 10 voltas cada onde o somatório dos resultados define o campeão.


Ricky Carmichael fez uma volta de apresentação no circuito que ele mesmo desenhou

Para o público a grande expectativa era ver de volta grandes nomes como Ryan Villopoto, Ryan Dungey e Chad Reed se enfrentando novamente na pista. James Stewart cogitou a participação, mas preferiu focar a preparação para o "verdadeiro" Supercross que começa em Anaheim em janeiro de 2013. Ao lado das feras já consagradas, os principais nomes da categoria 250 como Justin Barcia, Eli Tomac e Blake Baggett. Baggett foi o único entre eles a escolher sua já conhecida 250, pois não teve tempo suficiente de adaptação com a 450, porém caiu durantes os treinos da tarde e com uma fratura no pulso ficou fora das finais. Quem também ficou fora das provas foi Kevin Windham, outra vítima do circuito.


 O ponto de encontro entre as duas largadas. Aqui na categoria Mini vencida por Austin Forkner

O brasileiro Jorge Balbi Jr. também esteve presente no evento e conseguiu a difícil classificação entre os 22 melhores pilotos para as finais noturnas.

Corridas


Ryan Villopoto


Dungey teve problemas com o pedal de câmbio (repare na foto) em duas baterias, ainda assim salvou um segundo lugar geral.
A primeira corrida começou com uma pegadinha. Após a indicação dos 5 segundos apenas o gate da pista esquerda baixou. A turma da direita, incluindo Balbi, Villopoto e Reed, ficou fritando a embreagem por alguns eternos segundos enquanto o dispositivo de largada não se movia. Para tudo, bandeira vermelha e novos testes com o equipamento.

Na segunda largada, desta vez para valer, Ryan Villopoto provou que está plenamente recuperado de sua cirurgia no joelho. Não perdeu tempo em tomar a liderança de Josh Grant e logo abriu uma certa vantagem para posteriormente administrar a bateria.

A manobra inusitada da noite veio de Ryan Dungey que entortou a alavanca de câmbio num contato com os blocos de espuma e decidiu que o melhor lugar para engatar - com a mão! -  a marcha desejada para finalizar a corrida era durante o salto triplo!

Villopoto recebeu a bandeirada com quase oito segundos sobre Barcia. Dungey ainda foi o terceiro, mesmo com uma marcha só, com Tomac, Reed e Grant na sequência. Balbi chegou em 13º.

Segunda bateria


Justin Barcia

Depois da boa apresentação na primeira corrida Villopoto mostrou-se em boas condições de repetir a performance de 2011 e faturar o milhão. Mas a realidade foi outra. A prova começou com Dungey e Villopoto disputando a liderança. O piloto da KTM entortou novamente o pedal de câmbio e mais uma vez fez malabarismo para acertar a marcha.

Villopoto ficou com a ponta, mas errou logo depois sofrendo uma forte queda. Retornou à prova para finalizar em 12º, um posto à frente de Balbi que foi novamente o 13º.

A disputa pela liderança ficou interessante com Barcia, Reed, Dungey e Mike Alessi. A estratégia para a Joker Lane tornava as coisas ainda mais interessantes com alguns pilotos antecipando a passagem e outros deixando para o final.

Na fase final (cada corrida durou cerca de 11 minutos) Chad Reed caiu e deixou a briga pela ponta. Barcia garantiu a vitória 4 segundos a frente de Ryan "2ª Marcha" Dungey. Alessi foi o terceiro seguido de Tomac e Grant.

3ª Bateria


Jorge Balbi


Eli Tomac
Sem chances de faturar o milhão e com pouca perspectiva para os nem tão interessantes (para ele) 100 mil dólares da vitória geral, Villopoto não voltou para a terceira largada.

Barcia e Dungey brigaram pela liderança no início com Alessi pouco atrás, mas que logo sofreria uma queda. Eli Tomac finalmente achou sua velocidade na pista e passou a encostar nos dois ponteiros. O piloto da Honda sabiamente evitou a disputa direta e cruzou a Joker Lane antes dos concorrentes.

Dungey, desta vez com o câmbio em ordem, foi aos poucos perdendo contato com Barcia. Quando cruzou a Joker Lane voltou atrás de Tomac que mostrou-se o mais rápido nesta corida final.

Barcia adiou o quanto pode a passagem na extensão da pista, mas com Tomac a mero 1,8 segundo sabia que havia poucas chances de voltar na liderança. Deixou para a penúltima volta, voltou em segundo e garantiu a vitória geral e o cheque de 100 mil. Reed foi o quarto colocado, sem participar da briga pela ponta. Atrás cruzaram Grant e Kyle Cunnigham.

"Sabia que tinha que chegar próximo de Dungey ou na frente dele, era meu plano para a terceira corrida. O acerto de nossa moto estava muito bom, fiz algumas mudanças e essa pista era mesmo muito rápida. Uma velocidade assustadora na 450! Mas me acostumei e foi divertido", comentou Barcia após a corrida.


Balbi lutando por posições com Justin Brayton

Balbi, 15º na soma das três baterias, comemorou a participação no evento: "Gostaria de agradecer a minha equipe, Pro Tork 2B Kawasaki Racing, pelo suporte e a todos os meus fãs pela torcida. Foi realmente incrível, a ficha demorou a cair. Faz tempo que não me sentia assim, tão bem. O evento me deu a energia que eu precisava para pensar na próxima temporada, volto para o Brasil determinado a fazer com que 2013 seja o meu melhor ano".

Resultados

P. # Piloto M 1 2 3 Pts TEAM/SPONSORS
1 51 Justin Barcia Hon 2 1 2 5 American Hon Muscle Milk ·Alpinestars
2 5 Ryan Dungey KTM 3 2 3 8 Red Bull ·KTM ·Akrapovic ·Dunlop ·Motorex
3 17 Eli Tomac Hon 4 4 1 9 Geico Hon ·Alias ·Amsoil ·Factory Connection
4 22 Chad Reed Hon 5 6 4 15 Hon ·Fox ·Shift ·Skull Candy ·Etnies ·Discount
5 33 Josh Grant Yam 6 5 5 16 JGR ·Toyota ·Yam ·FMF ·Pirelli ·Sportclips
6 38 Kyle Cunningham Yam 8 7 6 21 -none listed-
7 23 Jake Canada Suz 9 10 7 26 FMF, Jt Racing, Silkolene
8 11 Kyle Chisholm Kaw 11 9 8 28 Jeff Ward Racing
9 800 Mike A. Alessi Suz 7 3 19 29 FMF, Silkolene, JT Racing
10 1 Ryan Villopoto Kaw 1 12 21 34 Monster Energy Kaw
11 10 Justin Brayton Yam 10 8 20 38 JGRMX ·Toyota ·Yam ·FMF ·Pirelli ·Sportclips
12 42 Vince Friese Suz 15 16 9 40 Race Tech ·Shoei ·MX Websites.com ·EKS
13 12 Jake Weimer Kaw 12 18 10 40 Monster Energy Kaw
14 66 Killian Rusk Hon 14 17 11 42 Rusk Racing Decals ·Core Oil Services
15 903 Antonio Balbi Kaw 13 13 16 42 Pro Torx ·N-Fab ·TiLube ·Brown Motorsports
16 59 Christian Craig Hon 21 11 12 44 Troy Lee Designs ·Lucas Oil ·Hon ·Red Bull
17 981 Austin Politelli Hon 20 14 14 48 Hammer Nutrition ·Unit ·Factory Backing
18 57 Ben LaMay Yam 22 15 13 50 Rock River Powersports ·Yam ·Roost MX
19 45 Gareth Swanepoel   16 20 15 51 N-Fab, TiLUBE, Foremost Insurance
20 89 Jeff Alessi Suz 17 19 17 53 FMF ·JT Racing ·Silkolene
21 83 Austin Howell Suz 19 21 18 58 Fox Racing ·Dragon ·Wiseco ·Silkolene
22 85 Kyle Partridge   18 22 22 62 -none listed-










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