Justin Barcia vence segunda edição do Monster Energy Cup
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Eduardo Erbs
Mike Alessi |
A segunda edição do Monster Energy Cup aconteceu sábado passado em Las Vegas. A prova é, podemos dizer, um Supercross fora de época, uma prova extra-campeonato cujo maior atrativo para os pilotos é a pomposa premiação que pode chegar a 1 milhão de dólares caso o mesmo piloto vença as três finais.
A pista do evento não chega exatamente a ser de um Supercross, é mais um circuito híbrido, como diz seu próprio projetista, Ricky Carmichael. A traçado mesclou trechos com sequências de grandes saltos de encaixe com partes rápidas, uma breve subida nas arquibancadas e uma grande curva parabólica apelidade de "Talladega" em referência a um dos mais famosos autódromos ovais dos Estados Unidos.
Outras duas ousadias estavam presentes no traçado. A largada separada - metade do pelotão saía do lado direito, a outra metade do esquerdo para se juntarem na segunda curva - e a "Joker Lane" ou trecho curinga, que acrescentava quase quatro segundos ao tempo de volta dos pilotos, que eram obrigados a passar por ali pelo menos uma vez em cada bateria. O formato da disputa também é diferente com três finais de 10 voltas cada onde o somatório dos resultados define o campeão.
Ricky Carmichael fez uma volta de apresentação no circuito que ele mesmo desenhou |
Para o público a grande expectativa era ver de volta grandes nomes como Ryan Villopoto, Ryan Dungey e Chad Reed se enfrentando novamente na pista. James Stewart cogitou a participação, mas preferiu focar a preparação para o "verdadeiro" Supercross que começa em Anaheim em janeiro de 2013. Ao lado das feras já consagradas, os principais nomes da categoria 250 como Justin Barcia, Eli Tomac e Blake Baggett. Baggett foi o único entre eles a escolher sua já conhecida 250, pois não teve tempo suficiente de adaptação com a 450, porém caiu durantes os treinos da tarde e com uma fratura no pulso ficou fora das finais. Quem também ficou fora das provas foi Kevin Windham, outra vítima do circuito.
O ponto de encontro entre as duas largadas. Aqui na categoria Mini vencida por Austin Forkner |
O brasileiro Jorge Balbi Jr. também esteve presente no evento e conseguiu a difícil classificação entre os 22 melhores pilotos para as finais noturnas.
Corridas
Ryan Villopoto |
Dungey teve problemas com o pedal de câmbio (repare na foto) em duas baterias, ainda assim salvou um segundo lugar geral. |
A primeira corrida começou com uma pegadinha. Após a indicação dos 5 segundos apenas o gate da pista esquerda baixou. A turma da direita, incluindo Balbi, Villopoto e Reed, ficou fritando a embreagem por alguns eternos segundos enquanto o dispositivo de largada não se movia. Para tudo, bandeira vermelha e novos testes com o equipamento.
Na segunda largada, desta vez para valer, Ryan Villopoto provou que está plenamente recuperado de sua cirurgia no joelho. Não perdeu tempo em tomar a liderança de Josh Grant e logo abriu uma certa vantagem para posteriormente administrar a bateria.
A manobra inusitada da noite veio de Ryan Dungey que entortou a alavanca de câmbio num contato com os blocos de espuma e decidiu que o melhor lugar para engatar - com a mão! - a marcha desejada para finalizar a corrida era durante o salto triplo!
Villopoto recebeu a bandeirada com quase oito segundos sobre Barcia. Dungey ainda foi o terceiro, mesmo com uma marcha só, com Tomac, Reed e Grant na sequência. Balbi chegou em 13º.
Segunda bateria
Justin Barcia |
Depois da boa apresentação na primeira corrida Villopoto mostrou-se em boas condições de repetir a performance de 2011 e faturar o milhão. Mas a realidade foi outra. A prova começou com Dungey e Villopoto disputando a liderança. O piloto da KTM entortou novamente o pedal de câmbio e mais uma vez fez malabarismo para acertar a marcha.
Villopoto ficou com a ponta, mas errou logo depois sofrendo uma forte queda. Retornou à prova para finalizar em 12º, um posto à frente de Balbi que foi novamente o 13º.
A disputa pela liderança ficou interessante com Barcia, Reed, Dungey e Mike Alessi. A estratégia para a Joker Lane tornava as coisas ainda mais interessantes com alguns pilotos antecipando a passagem e outros deixando para o final.
Na fase final (cada corrida durou cerca de 11 minutos) Chad Reed caiu e deixou a briga pela ponta. Barcia garantiu a vitória 4 segundos a frente de Ryan "2ª Marcha" Dungey. Alessi foi o terceiro seguido de Tomac e Grant.
3ª Bateria
Jorge Balbi |
Eli Tomac |
Sem chances de faturar o milhão e com pouca perspectiva para os nem tão interessantes (para ele) 100 mil dólares da vitória geral, Villopoto não voltou para a terceira largada.
Barcia e Dungey brigaram pela liderança no início com Alessi pouco atrás, mas que logo sofreria uma queda. Eli Tomac finalmente achou sua velocidade na pista e passou a encostar nos dois ponteiros. O piloto da Honda sabiamente evitou a disputa direta e cruzou a Joker Lane antes dos concorrentes.
Dungey, desta vez com o câmbio em ordem, foi aos poucos perdendo contato com Barcia. Quando cruzou a Joker Lane voltou atrás de Tomac que mostrou-se o mais rápido nesta corida final.
Barcia adiou o quanto pode a passagem na extensão da pista, mas com Tomac a mero 1,8 segundo sabia que havia poucas chances de voltar na liderança. Deixou para a penúltima volta, voltou em segundo e garantiu a vitória geral e o cheque de 100 mil. Reed foi o quarto colocado, sem participar da briga pela ponta. Atrás cruzaram Grant e Kyle Cunnigham.
"Sabia que tinha que chegar próximo de Dungey ou na frente dele, era meu plano para a terceira corrida. O acerto de nossa moto estava muito bom, fiz algumas mudanças e essa pista era mesmo muito rápida. Uma velocidade assustadora na 450! Mas me acostumei e foi divertido", comentou Barcia após a corrida.
Balbi lutando por posições com Justin Brayton |
Balbi, 15º na soma das três baterias, comemorou a participação no evento: "Gostaria de agradecer a minha equipe, Pro Tork 2B Kawasaki Racing, pelo suporte e a todos os meus fãs pela torcida. Foi realmente incrível, a ficha demorou a cair. Faz tempo que não me sentia assim, tão bem. O evento me deu a energia que eu precisava para pensar na próxima temporada, volto para o Brasil determinado a fazer com que 2013 seja o meu melhor ano".
Resultados
1 |
51 |
Justin Barcia |
Hon |
2 |
1 |
2 |
5 |
American Hon Muscle Milk ·Alpinestars |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM |
3 |
2 |
3 |
8 |
Red Bull ·KTM ·Akrapovic ·Dunlop ·Motorex |
3 |
17 |
Eli Tomac |
Hon |
4 |
4 |
1 |
9 |
Geico Hon ·Alias ·Amsoil ·Factory Connection |
4 |
22 |
Chad Reed |
Hon |
5 |
6 |
4 |
15 |
Hon ·Fox ·Shift ·Skull Candy ·Etnies ·Discount |
5 |
33 |
Josh Grant |
Yam |
6 |
5 |
5 |
16 |
JGR ·Toyota ·Yam ·FMF ·Pirelli ·Sportclips |
6 |
38 |
Kyle Cunningham |
Yam |
8 |
7 |
6 |
21 |
-none listed- |
7 |
23 |
Jake Canada |
Suz |
9 |
10 |
7 |
26 |
FMF, Jt Racing, Silkolene |
8 |
11 |
Kyle Chisholm |
Kaw |
11 |
9 |
8 |
28 |
Jeff Ward Racing |
9 |
800 |
Mike A. Alessi |
Suz |
7 |
3 |
19 |
29 |
FMF, Silkolene, JT Racing |
10 |
1 |
Ryan Villopoto |
Kaw |
1 |
12 |
21 |
34 |
Monster Energy Kaw |
11 |
10 |
Justin Brayton |
Yam |
10 |
8 |
20 |
38 |
JGRMX ·Toyota ·Yam ·FMF ·Pirelli ·Sportclips |
12 |
42 |
Vince Friese |
Suz |
15 |
16 |
9 |
40 |
Race Tech ·Shoei ·MX Websites.com ·EKS |
13 |
12 |
Jake Weimer |
Kaw |
12 |
18 |
10 |
40 |
Monster Energy Kaw |
14 |
66 |
Killian Rusk |
Hon |
14 |
17 |
11 |
42 |
Rusk Racing Decals ·Core Oil Services |
15 |
903 |
Antonio Balbi |
Kaw |
13 |
13 |
16 |
42 |
Pro Torx ·N-Fab ·TiLube ·Brown Motorsports |
16 |
59 |
Christian Craig |
Hon |
21 |
11 |
12 |
44 |
Troy Lee Designs ·Lucas Oil ·Hon ·Red Bull |
17 |
981 |
Austin Politelli |
Hon |
20 |
14 |
14 |
48 |
Hammer Nutrition ·Unit ·Factory Backing |
18 |
57 |
Ben LaMay |
Yam |
22 |
15 |
13 |
50 |
Rock River Powersports ·Yam ·Roost MX |
19 |
45 |
Gareth Swanepoel |
|
16 |
20 |
15 |
51 |
N-Fab, TiLUBE, Foremost Insurance |
20 |
89 |
Jeff Alessi |
Suz |
17 |
19 |
17 |
53 |
FMF ·JT Racing ·Silkolene |
21 |
83 |
Austin Howell |
Suz |
19 |
21 |
18 |
58 |
Fox Racing ·Dragon ·Wiseco ·Silkolene |
22 |
85 |
Kyle Partridge |
|
18 |
22 |
22 |
62 |
-none listed- |