As surpresas e batalhas da abertura do Monster Energy AMA Supercross 2014
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Simon Cudby
Ken Roczen supera os veteranos com vitória na 450cc. Na 250 Oeste Jason Anderson surpreende Cole Seely a duas curvas da bandeirada
Ken Roczen |
Não dá para dizer que a vitória de Ken Roczen na primeira etapa do Monster Energy AMA Supercross 2014 foi uma surpresa total. Em seu primeiro ano oficialmente na classe 450cc, Roczen era um nome longe dos favoritos nos infinitos prognósticos até a noite deste sábado. E muita gente vai dizer que ele só ganhou porque Ryan Villopoto e James Stewart cairam, o que é verdade, mas não se pode tirar crédito nenhum do alemãozinho, pois um fator primordial para vencer é se manter de pé. E ele fez isso melhor que todos os outros na abertura da temporada.
Vídeos MotoX Connect:
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Highlights 450SX Fox Sports
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Queda de James Stewart
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Highlights 250SX Oeste
James Stewart |
Anaheim 1 tem uma atmosfera própria, o primeiro embate de uma nova fase depois de tanta preparação sempre acelera os corações. É onde os pilotos descobrem se todo o esforço da
off-season valeu a pena, se foi na direção certa.
A pista desta primeira etapa pode ser considerada conservadora, sem muito espaço para a criatividade dos pilotos aflorar. Com todo mundo mandando as mesmas linhas e sequências também não houve espaço para alguém se destacar claramente dos demais. Vamos aos principais fatos deste início de campeonato:
Corrida 450SX
Apesar de ter feito o segundo melhor tempo nas tomadas de tempo (atrás de Justin Barcia)
Ken Roczen só conseguiu sua vaga para a final na Semi, ele foi o quinto colocado na primeira classificatória. Na final largou bem, logo atrás de Villopoto e acompanhou o campeão de perto por algumas voltas. Quando assumiu a liderança, com a queda de Villopoto na nona volta, manteve-se longe das alças de Chad Reed e de Ryan Dungey. Depois Stewart chegou como um furacão a poucas voltas do fim e Roczen não tinha muito o que fazer, porém sua velocidade não facilitou para o adversário que cometeu um erro e se desgovernou nas costelas.
Roczen confessou que andou meio travado na segunda metade da prova, mas manteve o foco e a boa pilotagem até a bandeirada, com 3 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe Ryan Dungey.
Ryan Villopoto: o que apareceu em Anaheim não foi o mesmo que dominou a segunda metade do campeonato 2013, que podia largar lá atrás e ainda ganhar a corrida com certa facilidade. Bom, Villopoto tinha a velocidade e todas as condições de vencer a corrida, em oito voltas abriu dois segundos de Roczen, o que é bom, mas não o que estava acostumado a abrir nas mesmas condições. Não perdeu muito tempo na queda na nona volta, voltou logo atrás de Stewart, mas em vez de partir para cima de quem estava na frente, perdeu terreno.
O início do fim da noite de James Stewart |
James Stewart: definitivamente teve a chance de fazer sua noite conforme planejado, apesar da má largada. Largou fora dos dez primeiros e completou a primeira volta em oitavo. Fez duas belas ultrapassagens em Dungey e Reed, e inclusive fez a volta mais rápida da prova (justamente antes de cair). Porém, como tantas outras vezes, aprontou do que costuma aprontar: uma queda espetacular nas costelas. James é um cara que se sente confortável no fio da navalha e quando sua Suzuki começou a sair de traseira, não tirou a mão, acreditanto que ia se corrigir. Não foi assim, pelo contrário, e a máquina estilingou para fora da pista, inclusive derrubando um cinegrafista (que aparentemente não sofreu nada demais).
Ryan Dungey |
Ryan Dungey: vocês podem imaginar Dungey fazendo uma ultrapassagem como aquela que
decidiu a prova da classe 250 (do Jason Anderson sobre Cole Seely)? Mr.
Nice Guy precisa perder a fama de bonzinho e trabalhar a agressividade. Dungey tinha técnica e velocidade suficientes para vencer essa etapa, mas perdeu muito tempo atrás de Josh Grant e depois de Chad Reed. Não sei qual seria a solução para ele... talvez treinar boxe, ou lutar com jacaré, ou fazer um curso de motoboy em SP... não sei. Quem tem que arrumar um jeito é seu chefe de equipe Roger DeCoster. Por outro lado a consistência está ao seu lado e em termos de campeonato chegar em segundo é bem melhor que chegar em quarto ou não chegar.
Chad Reed: foi um pódio com sabor doce para o australiano ignorado pelas fábricas e que comanda sua própria equipe independente. Com certeza é um cara que ainda tem muito a mostrar nas pistas, apesar de muita gente achar que seus dias de vitórias ficaram no passado, talvez pelo péssimo ano de 2013 em que não se acertou com a Honda. Vamos ver, as próximas provas podem ditar o ânimo de Reed no restante da temporada.
Justin Barcia: Fez o melhor tempo no cronometrado e venceu sua classificatória na frente de Stewart, Reed e Dungey. Na final largou mal pra caramba e não evoluiu o suficiente para ir além da quinta posição, conquistada sobre Justin Brayton a três voltas do final.
Mike Alessi: o supercross nunca foi exatamente sua praia, não é segredo para ninguém que ele se sente mais a vontade no motocross. Porém, quem o viu treinando na pré-temporada disse que evoluiu muito e baixou seus tempos nas pistas da modalidade. Aproveitou-se das habilidades de excelente largador - um dos melhores que o mundo das duas rodas já viu - para vencer uma classificatória 3 segundos a frente de Villopoto. Na final seu reflexo foi mais rápido que o gate de largada - erro de principiante - e chegou em 12º, uma volta atrás de Roczen.
Eli Tomac: caiu na classificatória ao se chocar no ar com Jake Weimer. Uma contusão no ombro encerrou sua noite mais cedo.
Pódio com Dungey, Roczen e Reed |
Nota: Roczen passou boa parte das férias treinando na casa do... Villopoto!!!
250 - Prova movimentada e emocionante
Jason Anderson |
A corrida das 250cc teve também elementos para deixar os 45 mil fãs de pé durante as 15 voltas de disputa. Jason Anderson, da Rockstar KTM, largou na frente e segurou a ponta por três voltas até ser ultrapassado por Cole Seely, da Troy Lee Honda.
Anderson tentou dar o troco, mas só conseguiu acompanhar Seely nas voltas seguintes. Enquanto isso a disputa que entreteu o público foi entre Zach Osborne e Dean Wilson. Foram inúmeras trocas de posições, chegando até a quatro na mesma volta! No final Osborne recuperou o terceiro posto a duas voltas da bandeirada.
Mas quem colheu maiores frutos na volta final foi Anderson. Partiu para o tudo ou nada depois da bandeira branca e aproveitou-se da preocupação do adversário com uma linha de três retardatários.
A manobra de Anderson a duas curvas do fim foi dura, mas não desleal. Podia ter decidido a corrida ali, mas nota-se claramente que tentou não derrubar o adversário. Pêgo de surpresa, com as calças abaixadas, Seely até tentou, mas não teve tempo de reagir.
Resultados
1 |
94 |
Ken Roczen |
KTM |
20 Laps |
58,464 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM |
+03.186 |
58,490 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
3 |
22 |
Chad Reed |
Kaw |
+09.288 |
58,684 |
Discount Tire Racing/TwoTwo |
4 |
1 |
Ryan Villopoto |
Kaw |
+13.886 |
58,342 |
Monster Energy Kaw |
5 |
51 |
Justin Barcia |
Hon |
+20.668 |
58,506 |
AMERICAN HONDA/ALPINESTARS |
6 |
10 |
Justin Brayton |
Yam |
+23.633 |
58,995 |
Toyota/Yam/Nfab/JGRMXteam |
7 |
33 |
Joshua Grant |
Yam |
+30.078 |
58,848 |
Toyota/Yam/Nfab/JGRmx team |
8 |
20 |
Broc Tickle |
Suz |
+34.112 |
59,458 |
RCH/Soaring Eagle/Suz |
9 |
29 |
Andrew Short |
KTM |
+41.795 |
1:00.002 |
BTO Sports - KTM - WPS |
10 |
12 |
Jacob Weimer |
Kaw |
+45.116 |
1:00.213 |
Monster Energy Kaw |
11 |
23 |
William Hahn |
Hon |
+49.698 |
1:00.210 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Yoshimura |
12 |
800 |
Mike Alessi |
Suz |
19 Laps |
1:00.355 |
Smartop Motoconcepts Racing |
13 |
102 |
Matt Moss |
Suz |
+26.729 |
59,911 |
Yoshimura Suz,Moss Institute,Campbell |
14 |
415 |
Nicholas Schmidt |
Hon |
+46.308 |
1:02.732 |
Dsc flyracing TPJ |
15 |
82 |
Kyle Partridge |
Hon |
18 Laps |
1:02.498 |
Rocky Mountain ATV/MC/ride engineering |
16 |
40 |
Weston Peick |
Suz |
+03.630 |
58,606 |
Motosport.com/Peick Racing/Motosport |
17 |
7 |
James Stewart |
Suz |
15 Laps |
58,101 |
Suz, Yoshimura, Motorex, Dunlop, Renthal |
18 |
75 |
Joshua Hill |
Suz |
11 Laps |
1:00.446 |
RCH/Soaring Eagle/Suz |
19 |
77 |
Jimmy Albertson |
Hon |
6 Laps |
1:02.764 |
Motosport.com/Crossland Racing/Freegun |
20 |
44 |
Matthew Goerke |
KTM |
3 Laps |
1:00.773 |
BTO Sports - KTM - WPS |
21 |
9 |
Ivan Tedesco |
KTM |
DNF |
|
Rockstar Energy KTM/BelaY/ONE/FMF/AIROH |
22 |
42 |
Vince Friese |
Hon |
DNS |
|
The Factory Metal Works/Club MX/Wideopen |
1 |
17 |
Jason Anderson |
KTM |
15 Laps |
58,693 |
Rockstar Energy Drink/KTM/ONE |
2 |
21 |
Cole Seely |
Hon |
+00.425 |
58,418 |
|
3 |
16 |
Zach Osborne |
Hon |
+18.168 |
59,329 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk |
4 |
15 |
Dean Wilson |
Kaw |
+19.585 |
59,305 |
Monster Energy/ProCircuit/Kaw |
5 |
37 |
Cooper Webb |
Yam |
+19.931 |
59,344 |
Yam, Yamalube, Rockstar,MSR,KYB, |
6 |
35 |
Justin Hill |
Kaw |
+26.989 |
59,403 |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
7 |
45 |
Darryn Durham |
Kaw |
+36.430 |
1:00.085 |
Monster Energy/ProCircuit/Kaw |
8 |
34 |
Malcolm Stewart |
Hon |
+38.423 |
59,296 |
|
9 |
50 |
Jessy Nelson |
Hon |
+48.443 |
1:00.215 |
|
10 |
61 |
Austin Politelli |
Yam |
+51.183 |
1:01.322 |
Barrett Heritage Racing |
11 |
89 |
Michael Leib |
Hon |
+53.447 |
1:00.829 |
Rocket Exhaust,On Track,AXO |
12 |
66 |
Jake Canada |
Hon |
+57.633 |
1:00.837 |
51 Fifty Energey drink |
13 |
83 |
Dakota Tedder |
Kaw |
+1:01.555 |
1:01.518 |
Team Tedder/Monster Energy/Kaw |
14 |
111 |
Dean Ferris |
KTM |
+1:02.977 |
1:01.843 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
15 |
71 |
Zachary Bell |
Hon |
14 Laps |
1:01.092 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle |
16 |
87 |
Shane Mcelrath |
Hon |
+00.623 |
1:00.941 |
|
17 |
737 |
Valentin Teillet |
Kaw |
+20.884 |
1:03.286 |
Bud Racing,Monster Energy,Troy Lee |
18 |
65 |
Zackery Freeberg |
Hon |
+27.655 |
1:03.253 |
|
19 |
84 |
Scott Champion |
Yam |
+35.455 |
1:03.156 |
YAMAHA/Strikt/Spy/Deft Family/ |
20 |
97 |
Topher Ingalls |
Hon |
+43.159 |
1:03.588 |
TRS Consulting/Boltz/C4MX |
21 |
142 |
Cole Martinez |
Kaw |
+51.708 |
1:04.400 |
Woodland merchant services |
22 |
565 |
Preston Mull |
Yam |
13 Laps |
1:04.026 |
|