Raimundo Trasolini leva o título para a Venezuela Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda
Largada 1ª bateria |
Scott Simon |
Dividido em três eventos o Latino Americano de Motocross MX2 2010 chegou ao final com a disputa decisiva em Cacoal, RO, nos dias 5 e 6 de julho. O Estado de Rondônia já é a tradicional sede do evento de encerramento da competição internacional há alguns anos. Esta foi a oitava edição desta prova que exige enorme logística para atender todos os envolvidos com a competição.
Reinaldo Selhorst, presidente da Federação Rondoniense de Motociclismo, comanda uma grande equipe na organização do evento que neste ano reuniu pilotos de cinco países. Os brasileiros chegaram para a prova precisando reverter uma situação desfavorável na tabela da competição, já que não competiram no evento de abertura, realizado no Equador. Na segunda rodada da competição, promovida na semana anterior em Guará, DF, o Brasil recuperou terreno com uma dupla vitória de Leandro Silva, o atleta nacional que chegou melhor classificado ao evento rondoniense, com a quinta posição na tabela e 26 pontos de desvantagem.
Jetro Salazar |
Leandro Silva |
O venezuelano Raimundo Trasolini assumiu a liderança do campeonato já no Brasil, mesmo sem um grande desempenho na segunda rodada do campeonato, onde foi o quinto colocado. Jetro Salazar, piloto equatoriano que corre representando o Peru, também não foi brilhante na prova, mas com a vice-liderança do campeonato chegou à Rondônia como maior ameaça ao líder. Para os brasileiros restava tentar a vitória e torcer por um tropeço dos estrangeiros.
Os treinos de sábado foram animadores para o Brasil, com Wellington Garcia conquistando a melhor marca seguido por Jean Ramos, Scott Simon (atleta norteamericano da equipe Pro Tork que correu representando o Brasil) e Leandro Silva. Raimundo Trasolini surgiu apenas na quinta posição enquanto Jetro Salazar ficou com a sétima marca, atrás de Thales Vilardi.
Outro brasileiro que atravessa grande fase, Swian Zanoni foi uma das ausências da corrida. O piloto da Honda foi poupado para recuperar-se de uma lesão no tornozelo. Outro grande desfalque da competição deste ano foi o campeão de 2009, Roberto Castro, da Costa Rica. O atleta, que atualmente compete no Brasil, não participou de nenhuma das etapas do campeonato.
Largada 2ª bateria |
No domingo, a medida que a pista arenosa de Cacoal esburacava, a situação ficava mais exigente para os pilotos. A primeira das duas baterias do evento começou com a liderança de Wellington Garcia com Jetro Salazar na segunda posição. Precisando da vitória Leandro Silva pressionou e ganhou posições, passando por Jetro e por Wellington para tornar-se líder da bateria na quinta volta.
Tudo parecia ir bem para o paranaense enquanto Wellington perdia outras posições. Mas, no final da prova, Leandro também perdeu ritmo e deu a explicação após a chegada, quando cruzou em terceiro lugar: "Tinha tudo pra vencer, mas tive problemas com o freio traseiro", afirmou, visivelmente irritado com o problema mecânico.
Raimundo Trasolini |
Wellington Garcia |
Nas voltas finais a disputa esquentou com Jetro passando ao primeiro lugar, mas sofrendo forte pressão de Scott Simon. Surpresa da bateria, Scott saiu da quinta posição no início para brigar com Jetro pela vitória nas duas últimas voltas. No giro final o público vibrou com a batalha dos dois e Jetro garantiu uma vitória apertada que lhe rendeu pontos importantíssimos. Raimundo Trasolini completou a corrida na quarta posição, logo atrás de Leandro Silva. Jean Ramos e Thales Vilardi finalizaram na quinta e sexta colocações. O resultado diminuiu consideravelmente a vantagem de Trasolini sobre Jetro. Os oito pontos de diferença despencaram para apenas um, aumentando a expectativa pela segunda bateria. Quem levasse a melhor na baterial final garantiria o título continental.
Na segunda prova a impressão que ficou é de que os brasileiros sentiram mais o desgaste com o calor e a pista recheada de valetas, buracos e ondulações. Até a metade da corrida o domínio foi nacional, primeiro com Wellington Garcia, novamente comquistando o holeshot e a liderança das primeiras voltas, depois com Leandro Silva, repetindo o desenrolar da primeira prova. Só que o ritmo dos "gringos" aumentou nos momentos cruciais enquanto os brasileiros cediam as primeiras posições demonstrando desgaste.
Miguel Cordovez |
Felipe Espinosa |
A liderança passou pras mãos de Jetro Salazar, que dependia apenas de si mesmo para reverter a situação no campeonato. Sabendo que a vitória valia o título, Raimundo Trasolini deu tudo pra entrar na disputa com o piloto do Peru. O que seguiu foi uma disputa nervosa com a decisão ficando para as últimas voltas.
Assim que recebeu a placa sinalizando duas voltas Jetro foi surpreendido por Trasolini, que fez a ultrapassagem na freada seguinte. Ele parecia não acreditar na manobra do venezuelano que partiu para os dois últimos giros em vantagem. A tentativa de recuperação de Jetro foi frustada e Trasolini, de apenas 18 anos, comemorou a vitória na bateria e o título latino americano de motocross MX2. Scott Simon completou a bateria em terceiro, pouco a frente de Wellington Garcia. Leandro Silva ainda obteve o terceiro lugar no campeonato, completando a bateria em quinto.
Antes da confimação oficial do título, o novo campeão ainda passou pela expectativa de ser julgado - pois acabou saltando um obstáculo sob bandeira amarela - por uma comissão formada pela direção de prova e integrantes da União Latino Americana de Motociclismo (ULM). Absolvido no incidente, Trasolini finalmente foi confirmado campeão oficialmente na cerimônia de premiação.
Pódio do campeonato |
Prova extra regional
Anderson Chupel |
Além da prova internacional a competição em Cacoal contou com uma bateria promocional da classe 230 regional, para motocicletas nacionais. Anderson Chupel confirmou o favoritismo assumindo a liderança ainda no início da corrida vencendo com tranquilidade. O local Victor Souza, mais conhecido como Vitim, foi o único a andar próximo do ritmo do vencedor, mas perdeu contato ao longo da prova completando a bateria cerca de 10 segundos atrás do primeiro colocado. Completaram o pódio João Chagas, Diego Ferrari e Jacson Bernadino.
Projeto de Neutralização de Carbono Com a presença da delegada da Comissão Internacional de Meio Ambiente da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), Kattia Hernandez, foi realizado durante o evento o plantio de dezenas de mudas de árvores na Pista do Bosque. A preocupação ambiental tem sido uma constante nos eventos de motociclismo em Rondônia, uma posição precursora dos dirigentes do esporte no Estado, que foi bastante elogiada pela delegada da FIM.
"O Brasil já foi premiado por duas vezes pela FIM, e a posição da Federação de Motociclismo de Rondônia, com o projeto de neutralização de carbono, é exemplar", destacou Kattia Hernandes. No intervalo das baterias diversas autoridades locais participaram da cerimônia de plantio das primeiras mudas do programa, que visa compensar a emissão dos gases emitidos durante as provas. O projeto é uma parceria da Federação de Motociclismo (FMR) com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), União Latino Americana de Motociclismo (ULM), Governo de Rondônia - através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) - e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cacoal.
Kattia Hernandes, delegada da FIM, elogiou o trabalho de neutralização de carbono desenvolvido durante a prova em Rondônia |
A 3ª e última etapa do Campeonato Latino Americano de Motocross contou com a organização da Federação de Motociclismo de Rondônia - FMR, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo - CBM e da União Latino Americana de Motociclismo - ULM, com apoio do senador Acir Gurgacz, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputados federais Natan Donadon e Eduardo Valverde, deputado estadual Valdivino Tucura, Governo de Rondônia, Honda do Brasil, Ministério do Esporte, Ministério do Turismo, Prefeitura de Cacoal, Câmara de Vereadores, Eucatur, Castilho Estruturas, Lind’água, Cairu Transportes, Mega Bom Sorvetes e Menzelub Lubrificantes.
Resultados
1 |
60 |
SALAZAR,Jetro |
20 |
34:36.808 |
| 55,470 |
1:43.266 |
10 |
FPEM |
2 |
181 |
BRADLEY,Scott |
20 |
34:38.370 |
1.562 |
55,428 |
1:43.065 |
12 |
CBM |
3 |
14 |
NUNES, Leandro |
20 |
34:41.368 |
4.560 |
55,348 |
1:43.026 |
11 |
CBM |
4 |
41 |
TRASOLINI, Raimundo |
20 |
34:41.629 |
4.821 |
55,341 |
1:42.969 |
5 |
FMV |
5 |
21 |
GARCIA, Wellington |
20 |
35:03.166 |
26.358 |
54,775 |
1:43.705 |
3 |
CBM |
6 |
18 |
RAMOS, Jean |
20 |
35:12.328 |
35.520 |
54,537 |
1:43.957 |
5 |
CBM |
7 |
912 |
THALES, Vilardi |
20 |
35:18.590 |
41.782 |
54,376 |
1:45.376 |
4 |
CBM |
8 |
9 |
CORDOVEZ, Miguel |
20 |
35:38.727 |
1:01.919 |
53,864 |
1:44.854 |
11 |
FEM |
9 |
12 |
ESPINOSA,Felipe |
20 |
36:01.767 |
1:24.959 |
53,290 |
1:46.148 |
6 |
FEM |
10 |
5 |
BENANAULA, Andres |
20 |
36:21.014 |
1:44.206 |
52,819 |
1:46.745 |
4 |
FEM |
11 |
577 |
AMARAL,Hugo |
19 |
34:51.086 |
1 Lap |
52,336 |
1:48.297 |
4 |
CBM |
12 |
981 |
ZAMBONI, Cezar |
19 |
35:03.794 |
1 Lap |
52,020 |
1:48.284 |
8 |
CBM |
13 |
614 |
ROMERO, Justiano |
19 |
35:06.632 |
1 Lap |
51,950 |
1:48.178 |
6 |
FEM |
14 |
34 |
COUTO, Marco |
19 |
35:18.290 |
1 Lap |
51,664 |
1:49.954 |
3 |
CBM |
15 |
23 |
CORDOVEZ, Juan |
19 |
35:40.102 |
1 Lap |
51,138 |
1:49.535 |
3 |
FEM |
16 |
40 |
FELTZ, Victor |
19 |
35:50.042 |
1 Lap |
50,901 |
1:51.665 |
3 |
CBM |
17 |
711 |
CHUPEL, Anderson |
19 |
36:17.924 |
1 Lap |
50,250 |
1:51.845 |
10 |
CBM |
18 |
61 |
ARAUJO, Julian |
19 |
36:32.752 |
1 Lap |
49,910 |
1:52.306 |
6 |
FPEM |
19 |
497 |
BLANCO, Victor |
18 |
35:24.247 |
2 Laps |
48,808 |
1:55.434 |
13 |
FMM |
20 |
959 |
MARINHO, Elias |
18 |
36:27.820 |
2 Laps |
47,390 |
1:57.927 |
2 |
CBM |
21 |
191 |
HENNING, Diego |
17 |
34:49.794 |
3 Laps |
46,856 |
1:58.411 |
4 |
CBM |
22 |
35 |
BRITO, Flavio |
17 |
35:53.924 |
3 Laps |
45,461 |
2:01.649 |
5 |
CBM |
23 |
27 |
BUCIOLI, Evandro |
13 |
26:13.542 |
7 Laps |
47,587 |
1:59.088 |
4 |
CBM |
1 |
41 |
TRASOLINI, Raimundo |
20 |
35:06.376 |
| 54,691 |
1:44.647 |
4 |
FMV |
2 |
60 |
SALAZAR,Jetro |
20 |
35:09.687 |
3.311 |
54,605 |
1:44.750 |
6 |
FPEM |
3 |
181 |
BRADLEY,Scott |
20 |
35:19.770 |
13.394 |
54,346 |
1:45.227 |
5 |
CBM |
4 |
21 |
GARCIA, Wellington |
20 |
35:21.308 |
14.932 |
54,306 |
1:45.007 |
3 |
CBM |
5 |
14 |
NUNES, Leandro |
20 |
36:05.226 |
58.850 |
53,205 |
1:44.705 |
6 |
CBM |
6 |
912 |
THALES, Vilardi |
20 |
36:22.319 |
1:15.943 |
52,788 |
1:46.463 |
3 |
CBM |
7 |
614 |
ROMERO, Justiano |
20 |
36:30.397 |
1:24.021 |
52,593 |
1:47.326 |
3 |
FEM |
8 |
12 |
ESPINOSA,Felipe |
20 |
36:59.377 |
1:53.001 |
51,906 |
1:46.165 |
8 |
FEM |
9 |
5 |
BENANAULA, Andres |
19 |
35:19.887 |
1 Lap |
51,625 |
1:47.365 |
7 |
FEM |
10 |
40 |
FELTZ, Victor |
19 |
35:31.591 |
1 Lap |
51,342 |
1:49.607 |
3 |
CBM |
11 |
34 |
COUTO, Marco |
19 |
35:34.175 |
1 Lap |
51,280 |
1:50.296 |
4 |
CBM |
12 |
9 |
CORDOVEZ, Miguel |
19 |
36:04.069 |
1 Lap |
50,571 |
1:46.245 |
3 |
FEM |
13 |
61 |
ARAUJO, Julian |
19 |
36:46.245 |
1 Lap |
49,605 |
1:51.904 |
6 |
FPEM |
14 |
23 |
CORDOVEZ, Juan |
18 |
35:15.387 |
2 Laps |
49,012 |
1:50.959 |
2 |
FEM |
15 |
497 |
BLANCO, Victor |
18 |
36:19.536 |
2 Laps |
47,570 |
1:54.925 |
9 |
FMM |
16 |
959 |
MARINHO, Elias |
18 |
36:52.865 |
2 Laps |
46,853 |
2:00.524 |
4 |
CBM |
17 |
711 |
CHUPEL, Anderson |
17 |
35:28.377 |
3 Laps |
46,007 |
1:52.914 |
4 |
CBM |
18 |
35 |
BRITO, Flavio |
17 |
36:15.117 |
3 Laps |
45,018 |
2:01.203 |
4 |
CBM |
19 |
191 |
HENNING, Diego |
16 |
35:41.143 |
4 Laps |
43,042 |
2:03.007 |
8 |
CBM |
20 |
18 |
RAMOS, Jean |
12 |
21:10.307 |
8 Laps |
54,412 |
1:45.493 |
5 |
CBM |
21 |
577 |
AMARAL,Hugo |
6 |
12:33.830 |
14 Laps |
45,846 |
1:51.111 |
2 |
CBM |
1 |
41 |
TRASOLINI, Raimundo |
VEN |
FMV |
YAMAHA |
119 |
2 |
60 |
SALAZAR, Jetro |
PER |
FPEM |
KTM |
115 |
3 |
14 |
NUNES, Leandro |
BRA |
CBM |
HONDA |
86 |
4 |
12 |
ESPINOSA, Felipe |
ECU |
FEM |
YAMAHA |
80 |
5 |
9 |
CORDOVEZ, Miguel |
ECU |
FEM |
KAWASAKI |
74 |
6 |
21 |
GARCIA, Wellington |
BRA |
CBM |
HONDA |
74 |
7 |
181 |
BRADLEY, Scott |
BRA |
CBM |
KAWASAKI |
71 |
8 |
614 |
ROMERO, Justiniano |
ECU |
FEM |
HONDA |
70 |
9 |
5 |
BENANAULA, Andres |
ECU |
FEM |
YAMAHA |
69 |
10 |
912 |
THALES, Vilardi |
BRA |
CBM |
KTM |
57 |
11 |
18 |
RAMOS, Jean |
BRA |
CBM |
HONDA |
50 |
12 |
7 |
ZANONI, Swian |
BRA |
CBM |
HONDA |
40 |
13 |
113 |
CORDOVEZ, Juan |
ECU |
FEM |
KAWASAKI |
29 |
14 |
61 |
ARAUJO, Julian |
PER |
FPEM |
YAMAHA |
27 |
15 |
25 |
RAMIRES, Lukas |
COL |
CFM |
YAMAHA |
25 |
16 |
15 |
ESPARIS, Oscar |
VEN |
FMV |
HONDA |
24 |
17 |
210 |
NOGUERAS, Franklin |
REP DOM |
FDM |
SUZUKI |
24 |
18 |
54 |
WHYNTHER, Heinz |
BRA |
CBM |
SUZUKI |
20 |
19 |
153 |
MANTILLA, Bernardo |
ECU |
FEM |
KTM |
20 |
20 |
281 |
BLANCO, Victor |
MEX |
FMM |
HONDA |
19 |
21 |
8 |
CEVALLOS, Andres |
ECU |
FEM |
KAWASAKI |
17 |
22 |
34 |
COUTO, Marco |
BRA |
CBM |
HONDA |
17 |
23 |
212 |
PRIORI, Pedro |
ECU |
FEM |
HONDA |
16 |
24 |
40 |
FELTZ, Victor |
BRA |
CBM |
KAWASAKI |
16 |
25 |
427 |
MEJIAS, Raynear |
REP DOM |
FDM |
HONDA |
15 |
26 |
93 |
CARDOSO, Caio |
BRA |
CBM |
HONDA |
15 |
27 |
85 |
MARTIN, Jose |
MEX |
FMM |
KAWASAKI |
14 |
28 |
101 |
FEICHTENBERGER, Kurt |
BRA |
CBM |
HONDA |
14 |
29 |
18 |
SOTOMAYOR, Andres |
ECU |
FEM |
HONDA |
13 |
30 |
7 |
CECCHI, Dinno |
PERU |
FPEM |
HONDA |
12 |
31 |
29 |
DIAZ, Juan |
COL |
CFM |
YAMAHA |
10 |
32 |
577 |
AMARAL, Hugo |
BRA |
CBM |
HONDA |
10 |
33 |
981 |
ZAMBONI, Cesar |
BRA |
CBM |
HONDA |
9 |
34 |
711 |
CHUPEL, Anderson |
BRA |
CBM |
KAWASAKI |
8 |
35 |
497 |
BLANCO, Giovanni |
MEX |
FMM |
YAMAHA |
7 |
36 |
84 |
SALAZAR, lan |
PER |
FPEM |
KTM |
6 |
37 |
959 |
MARINHO, Elias |
BRA |
CBM |
HONDA |
6 |
38 |
17 |
GARCIA, Donovan |
MEX |
FMM |
KAWASAKI |
4 |
39 |
72 |
COELHO, Claudner |
BRA |
CBM |
HONDA |
4 |
40 |
516 |
ANGELINI, Vinicius |
BRA |
CBM |
KTM |
3 |
41 |
35 |
BRITO, Flavio |
BRA |
CBM |
HONDA |
3 |
42 |
102 |
ANGELINI, Ricardo |
BRA |
CBM |
HONDA |
2 |
43 |
191 |
HENNING, Diego |
BRA |
CBM |
HONDA |
2 |