Pré-calendário anuncia GP Australiano como abertura da próxima temporada, no mês de maio Redação MotoX.com.br - Foto: Divulgação / Youthstream
Giuseppe Luongo (Pres. Youthstream), Stephan Carapiet (Pres. FIM Asia) e Wolfgang Srb (Pres. Comissão de Motocross da FIM) pretendem levar em breve o Mundial de Motocross também para o continente asiático |
A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou junto com a Youthstream, promotora do Mundial de Motocross, o calendário provisório da competição em 2011. Continuando com os planos de expansão da modalidade, depois de retornar as Américas (Brasil e EUA), o campeonato ganhará na próxima temporada um evento na Oceania. Broadford, que fica 70 quilômetros ao norte de Melbourne,
receberá o GP da Austrália, abertura da competição.
Com isto o campeonato do próximo ano passa a ter quatro etapas fora da Europa. Além da Austrália, Brasil (a princípio o GP brasileiro, como em 2010, será em Campo Grande, MS) e Estados Unidos - com duas provas - estão confirmados. As demais 11 provas continuam em solo europeu, mas por enquanto o calendário continua em aberto, segundo a promotora do campeonato novas mudanças podem acontecer.
Durante o Grande Prémio da Letônia, os dirigentes continuaram as negociações em relação a um GP na Ásia (ainda não confirmado). Este é um território fundamental na política de globalização do motocross, que a cada ano tem ganho provas em mais continentes.
Os organizadores também justificaram os motivos de algumas etapas ainda estarem em aberto, como o caso da Holanda, que tem dois fortes locais para receber o mundial: Valkenswaard e Lierop. A Youthstream está decidindo se alternará as duas cidades a cada ano, ou se uma nova data será inclusa no calendário, abrigando as duas importantes pistas holandesas.
O local do GP da Itália, será anunciado apenas em outubro, em função da Federação Italiana e o promotor local (DBO), ainda estarem buscando a melhor pista para receber o Mundial. A França por sua vez, ficará fora da temporada 2011, já que receberá o Motocross das Nações e todos os esforços e atenções serão voltados para este evento. Em seu lugar, o calendário contará com o retorno da Inglaterra, com sua etapa a ser decidida entre Chepstow ou Matterley Basin.
Logo após a etapa brasileira, Glen Helen está confirmada novamente, desta vez na segunda semana de setembro. A mudança se deu, depois de um acordo entre Youthstream e AMA, de se organizar o mundial depois do término do AMA Motocross. Com isto, o país ganha mais uma etapa, logo no fim de semana seguinte ao GP de Glen Helen. O local, entre os três candidatos, será anunciado em setembro, durante o Motocross das Nações, em Denver.
O calendário definitivo do Mundial de Motocross 2011 será anunciados em outubro, logo após a realização do Congresso Anual da FIM.
Confira abaixo, o calendário provisório para 2011:
Data País Cidade 15 / mai Austrália Broadford
29 / mai Holanda a definir
05 / jun Inglaterra a definir
19 / jun Alemanha Teutschenthal
26 / jun Letônia Kegums
03 / jul Suécia Uddevalla
17 / jul Espanha Bellpuig
24 / jul Portugal Agueda
07 / ago Bélgica Lommel
14 / ago Rep. Tcheca Loket
28 / ago Brasil Campo Grande 11 / set EUA Glen Helen
18 / set EUA a definir
09 / out Bulgária Sevlievo
16 / out Itália a definir
25 / set - Motocross das Nações - França