Novo vice-presidente da União Latino Americana de Motociclismo, Reinaldo Selhorst pretende aumentar representatividade do Brasil no cenário internacional
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação
Reinaldo Selhorst é o novo vice-presidente da União Latino Americana de Motociclismo |
Em assembléia ocorrida no último dia 27 de novembro, em San Juan, Porto Rico, foi realizada a eleição da nova diretoria da União Latino Americana de Motociclismo (ULM), que exercerá o mandato nos próximos quatro anos. O empresário Reinaldo Selhorst, presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia (FMR), foi eleito vice-presidente na chapa encabeçada por Pedro Venturo, do Peru. Ele é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo na entidade, que agrega todos os países Latino Americanos.
Dos vinte presidentes de confederações presentes na reunião de escolha da nova diretoria da ULM,
Selhorst conseguiu a adesão da maioria absoluta. Segundo ele, para chegar até a eleição, um longo trabalho foi realizado num projeto iniciado em 2003, quando promoveu pela primeira vez uma etapa do Latino Americano de Motocross, na cidade de Ouro Preto do Oeste, RO. De lá para cá, muitos outros eventos foram realizados no Brasil, sempre com total profissionalismo, credenciando Selhorst a ser indicado ao cargo.
O dirigente ao lado da Deputada Federal Marinha Raupp e do Senador Valdir Raupp, parceiros do motociclismo em Rondônia |
Outro passo importante foi dado em 2009 com a implantação do projeto de crédito de carbono, que tem como finalidade preservar o Meio Ambiente, controlando e combatendo a poluição causada pelos gazes dos motores com o plantio de árvores, um trabalho de reposição dos danos causados à natureza. O projeto, também realizado durante o Latino Americano deste ano na cidade de Cacoal, é pioneiro e ganhou reconhecimento internacional durante o evento ocorrido em Porto Rico, onde Selhorst foi agraciado com uma comenda. "Tudo isso, aliado ao prestigio do motociclismo brasileiro, nos rendeu a confiança do conselho latino-americano na eleição para o cargo de vice-presidente da entidade", completou Reinaldo.
Um outro ponto determinante a favor do dirigente brasileiro, foi a responsabilidade e seriedade com que tratou os eventos realizados em território nacional, como no lamentável episódio ocorrido entre as etapas Brasileiras do Campeonato Latino Americano de 2010, quando sete motos foram roubadas na saída de Brasília para Rondônia. Reinaldo assumiu o compromisso de alugar motos para os pilotos, incluindo o vencedor da prova. As motos foram recuperadas pela polícia brasileira, e o presidente da FMR se responsabilizou pelo envio das máquinas dos estrangeiros aos seus países de origem.
Passado o processo eletivo, de acordo com Reinaldo Selhorst, agora é colocar em prática vários projetos. Entre eles, o de buscar alianças com os países ainda sem muita tradição em eventos, trabalhando a parte política governamental na divulgação do motociclismo, nas modalidades de um modo geral. "Nosso objetivo é promover grandes eventos de motociclismo nas diversas modalidades, também nos países onde não é uma tradição", confirmou o vice presidente.
O dirigente frisou ainda que com sua eleição, o Brasil passa a ter grande representatividade no cenário internacional. Já para 2011, Selhorst anunciou que Rondônia receberá a etapa final do Campeonato Latino Americano de Motocross, enquanto em 2012, o vice-presidente trabalha para que o Estado possa sediar uma etapa do Motocross das Américas, evento que reunirá os três melhores pilotos de cada país latino, mais representantes do Canadá e Estados Unidos.
Ex-piloto de Motocross, pioneiro da modalidade em Rondônia e presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia por vários mandatos seguidos, Reinaldo Selhorst - que também já ocupou o cargo de vice presidente da CBM - é o responsável direto pelo bom nível do motociclismo rondoniense. Segundo ele, para alcançar todo esse prestígio, foi fundamental o apoio do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, grandes incentivadores do motociclismo de Rondônia e do Brasil.