Ryan Villopoto fatura U$1 milhão ao vencer as três baterias
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos:
supercross.com / Hoppenworld
Piloto da Kawasaki dominou evento extra-campeonato e faturou maior prêmio da modalidade
Pódio com Dungey, Villopoto e Metcalfe |
Ryan Dungey estreou bem com a KTM, mesmo sem muito tempo de testes com a nova moto |
O Monster Energy Cup, evento em sua primeira edição, trouxe novidades na área do supercross norte-americano. A competição foi realizada no Sam Boyd Stadium, o mesmo que recebeu a final do AMA Supercross, mas foi realizada em formato e desenho de pista completamente diferentes.
Primeiramente, a pista foi um híbrido entre o Supercross e o Motocross. Com grandes saltos, mas também trechos de alta velocidade, principalmente na área externa do estádio. Não havia seções de costelas fundas no percurso cujas voltas ficaram ao redor de um minuto e meio, contra os 45/50 segundos do Supercross tradicional. Outro detalhe interessante foi que resgataram recursos muito usados nos anos 80, como o túnel e subida e descida nas arquibancadas.
Quanto ao regulamento, mais novidades. A categoria única principal foi a Força Livre, aberta a motocicletas de qualquer cilindrada, independente do ciclo do motor. Foram três finais com pontuação similar à usada no Motocross das Nações. Primeiro lugar um ponto, segundo, dois pontos e assim por diante. Quem fizesse menos pontos seria o campeão. E vencendo as três baterias o campeão voltava para casa com um milhão a mais no bolso. Villopoto não deixou escapar.
Corridas
Villopoto voou durante toda a noite |
Bret Metcalfe |
Aberto apenas a pilotos convidados, chegou-se a anunciar a participação de James Stewart. Mas o piloto, em plena negociação para sua futura equipe, desistiu do evento na última hora. Chad Reed também não esteve presente, já que preferiu curtir o escasso tempo livre com a família. Dessa forma, o favoritismo ficou por conta dos dois Ryans, que disputaram o título do AMA Motocross. Villopoto aproveitando o embalo do melhor ano de sua carreira. Dungey estreando nova moto na equipe KTM.
1ª Bateria
Um decidido Villopoto largou na frente, seguido do neo-zelandês Ben Townley e Mike Alessi. Villopoto não perdeu tempo para abrir vantagem, enquanto Alessi sustentava a terceira posição dos ataques de Bret Metcalfe e Dungey.
Dungey perdeu algumas voltas para se livrar dos dois, mas pulou de quinto para terceiro, aproveitando um momento em que Alessi bloqueou Metcalfe num duplo. Com Villopoto tranquilo na frente, as atenções se voltaram após a metade da bateria para a disputa pelo segundo posto, entre Townley e Dungey. O piloto da Kawasaki Pro Circuit segurou bravamente a posição, mesmo atacado até a linha de chegada.
Martin Davalos |
2ª Bateria
O duelo que os fãs esperavam aconteceu na segunda bateria, com Villopoto largando em primeiro e Dungey em segundo. Na verdade, quase aconteceu, já que RV abriu mais de dois segundos na primeira volta e pouco depois estabeleceu uma margem de seis, segundos que permaneceu até a bandeirada. Ficou visível a diferença entre um piloto há mais de dois anos com o mesmo equipamento e outro que só teve duas semanas para testar. Entretanto, pela agressividade e foco de Villopoto, mesmo após abrir vantagem razoável, parece que ninguém seria capaz de derrotá-lo nessa noite.
Metcalfe foi o terceiro, à frente de Eli Tomac. Alessi abandonou ainda na primeira volta com um pedal de câmbio quebrado. Townley saiu na quinta volta com problemas em uma das rodas.
3ª Bateria
Mike Alessi |
Alessi conseguiu mais um de seus "holeshots" patenteados. Saiu em primeiro seguido de Villopoto e Dungey. Enquanto Villopoto se livrou de Alessi rapidamente ainda na primeira volta, Dungey teve mais trabalho. Conseguiu a ultrapassagem na segunda volta, mas Alessi deu o troco com um "block pass" após a descida das arquibancadas e ainda lhe apontou o dedo (indicador) no salto seguinte.
Dungey só se livrou de Alessi ao final da terceira volta e aí Villopoto já tinha quase dez segundos de vantagem. Com a recompensa de 1 milhão de dólares em jogo, bastou administrar a vantagem. Com a segunda posição Dungey levou para casa apenas 3,5% do prêmio do adversário, 35.000 dólares. A terceira posição geral ficou com Metcalfe. O quarto foi o equatoriano Martin Davalos, que não foi brilhante em nenhuma bateria, mas consistente com 7, 7, 5 nas provas.
Outros notáveis: Townley deu apenas uma volta e abandonou novamente. Kevin Windham correu, mas não terá muitas boas recordações depois de mediocres 15º, 14º e 12º nas baterias. O francês Marvin Musquin foi o único na final sem uma 450cc, correu de KTM 350cc e foi 11º na geral.
Algum piloto é entrevistado, mas com essas garotas atrapalhando a visão não dá para saber quem é |
Resultados
1 |
2 Ryan Villopoto |
Seattle, WA, US |
3 |
1 |
1 |
1 |
2 |
5 Ryan Dungey |
Belle Plain, MN, US |
7 |
3 |
2 |
2 |
3 |
24 Brett Metcalfe |
Lake Elsinore, CA, US |
10 |
4 |
3 |
3 |
4 |
23 Martin Davalos |
Cairo, GA, US |
19 |
7 |
7 |
5 |
5 |
19 Eli Tomac |
Cortez, CO US |
19 |
5 |
4 |
10 |
6 |
11 Kyle Chisolm |
Valrico, FL, US |
25 |
9 |
9 |
7 |
7 |
27 Nicholas Wey |
Murrieta, CA,US |
29 |
14 |
11 |
4 |
8 |
108 Jimmy Albertson |
Ozark, MO, US |
29 |
11 |
10 |
8 |
9 |
32 Jake Weimer |
Rupert, ID, US |
29 |
12 |
6 |
11 |
10 |
800 Mike Alessi |
Victorville, CA, US |
33 |
6 |
21 |
6 |
11 |
125 Marvin Musquin |
Le Reole, FR |
33 |
8 |
8 |
17 |
12 |
10 Justin Brayton |
Murrieta, CA, US |
36 |
13 |
5 |
18 |
13 |
14 Kevin Windham |
Centerville, MS, US |
41 |
15 |
14 |
12 |
14 |
38 Chris Blose |
Phoenix, AZ, US |
41 |
10 |
16 |
15 |
15 |
101 Ben Townley |
Taupo, NZ |
41 |
2 |
19 |
20 |
16 |
20 Broc Tickle |
Holly, MI, US |
43 |
16 |
18 |
9 |
17 |
34 Cole Seely |
Corona, CA, US |
46 |
21 |
12 |
13 |
18 |
76 Kyle Partridge |
Las Vegas, NV, US |
47 |
18 |
15 |
14 |
19 |
53 Jarred Browne |
Nuevo, CA, US |
49 |
17 |
13 |
19 |
20 |
72 Nick Paluzzi |
Riverside, CA, US |
58 |
20 |
22 |
16 |
21 |
100 Josh Hansen |
Elbert, CO, US |
60 |
22 |
17 |
21 |
22 |
43 Weston Peick |
Wildomar, CA, US |
61 |
19 |
20 |
22 |
1 |
2 |
Ryan Villopoto |
Kaw 450 |
10 Laps |
Monster Energy|Kaw |
2 |
101 |
Ben Townley |
Kaw 450 |
+12.222 |
ProCircuit/MonsterEnergyKaw |
3 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM 450 |
+12.989 |
Red Bull|KTM|Akrapovic|Dunlop |
4 |
24 |
Brett Metcalfe |
SUZ 450 |
+16.321 |
Rockstar|Makita|Suz|Yoshimura|Dunlop|Motorex |
5 |
19 |
Eli Tomac |
Hon 450 |
+29.547 |
Geico Powersports|Hon|Amsoil|Fox|Factory Conn |
6 |
800 |
Mike Alessi |
TBA/450 |
+31.546 |
Red Bull|KTM|Alpinestars|Airoh |
7 |
23 |
Martin Davalos |
SUZ 450 |
+33.364 |
Rockstar Energy Drink|American Suz|Yoshimura |
8 |
125 |
Marvin Musquin |
KTM 350 |
+41.858 |
Red Bull|KTM|Akrapovic|Dunlop|Motorex |
9 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam 450 |
+44.679 |
Motoconcepts |
10 |
38 |
Chris Blose |
Kaw 450 |
+45.675 |
Dodge Motorsports|BelRay|Pro Circuit |
11 |
108 |
Jimmy Albertson |
Yam 450 |
+46.252 |
Valli Motorsports|Rockstar Yam GYTR|Yamalube |
12 |
32 |
Jake Weimer |
Kaw 450 |
+46.725 |
Monster Energy|Kaw |
13 |
10 |
Justin Brayton |
Yam 450 |
+48.356 |
Bell Helmets|Skull Candy|Leatt|Gaerne|CTI2 |
14 |
27 |
Nicholas Wey |
450 |
+49.772 |
Rockstar |MSRMX |
15 |
14 |
Kevin Windham |
Hon 450 |
+50.762 |
|
16 |
20 |
Broc Tickle |
Kaw 450 |
+51.785 |
Monster Energy|Pro Circuit|Kaw| |
17 |
53 |
Jarred Browne |
Yam 450 |
+54.036 |
|
18 |
76 |
Kyle Partridge |
Kaw 450 |
+1:04.807 |
|
19 |
43 |
Weston Peick |
Kaw 450 |
+1:09.306 |
R2MX/FLY/ProCircuit/JGR/Dunlop/Renegade |
20 |
72 |
Nick Paluzzi |
Suz 450 |
+1:16.654 |
TWMX|Unit|Enzo|One |
21 |
34 |
Cole Seely |
Hon450 |
5 Laps |
Troy Lee Designs|Lucas Oil|Hon|Red Bull|PPG |
22 |
100 |
Josh Hansen |
Kaw 450 |
DQ |
Monster Energy|Pro Circuit|Kaw| Donnie Hansen |
1 |
2 |
Ryan Villopoto |
Kaw 450 |
10 Laps |
Monster Energy|Kaw |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM 450 |
+6.426 |
Red Bull|KTM|Akrapovic|Dunlop |
3 |
24 |
Brett Metcalfe |
SUZ 450 |
+18.096 |
Rockstar|Makita|Suz|Yoshimura|Dunlop|Motorex |
4 |
19 |
Eli Tomac |
Hon 450 |
+20.068 |
Geico Powersports|Hon|Amsoil|Fox|Factory Conn |
5 |
10 |
Justin Brayton |
Yam 450 |
+23.473 |
Bell Helmets|Skull Candy|Leatt|Gaerne|CTI2 |
6 |
32 |
Jake Weimer |
Kaw 450 |
+26.992 |
Monster Energy|Kaw |
7 |
23 |
Martin Davalos |
SUZ 450 |
+32.988 |
Rockstar Energy Drink|American Suz|Yoshimura |
8 |
125 |
Marvin Musquin |
KTM 350 |
+34.751 |
Red Bull|KTM|Akrapovic|Dunlop|Motorex |
9 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam 450 |
+38.891 |
Motoconcepts |
10 |
108 |
Jimmy Albertson |
Yam 450 |
+40.676 |
Valli Motorsports|Rockstar Yam GYTR|Yamalube |
11 |
27 |
Nicholas Wey |
450 |
+41.576 |
Rockstar |MSRMX |
12 |
34 |
Cole Seely |
Hon450 |
+42.739 |
Troy Lee Designs|Lucas Oil|Hon|Red Bull|PPG |
13 |
53 |
Jarred Browne |
Yam 450 |
+55.809 |
|
14 |
14 |
Kevin Windham |
Hon 450 |
+1:02.647 |
|
15 |
76 |
Kyle Partridge |
Kaw 450 |
+1:04.388 |
|
16 |
38 |
Chris Blose |
Kaw 450 |
+1:07.663 |
Dodge Motorsports|BelRay|Pro Circuit |
17 |
100 |
Josh Hansen |
Kaw 450 |
+1:09.513 |
Monster Energy|Pro Circuit|Kaw| Donnie Hansen |
18 |
20 |
Broc Tickle |
Kaw 450 |
+1:11.556 |
Monster Energy|Pro Circuit|Kaw| |
19 |
101 |
Ben Townley |
Kaw 450 |
5 Laps |
ProCircuit/MonsterEnergyKaw |
20 |
43 |
Weston Peick |
Kaw 450 |
3 Laps |
R2MX/FLY/ProCircuit/JGR/Dunlop/Renegade |
21 |
800 |
Mike Alessi |
TBA/450 |
DNF |
Red Bull|KTM|Alpinestars|Airoh |
22 |
72 |
Nick Paluzzi |
Suz 450 |
DNS |
TWMX|Unit|Enzo|One |
1 |
2 |
Ryan Villopoto |
Kaw 450 |
10 Laps |
Monster Energy|Kaw |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM 450 |
+5.786 |
Red Bull|KTM|Akrapovic|Dunlop |
3 |
24 |
Brett Metcalfe |
SUZ 450 |
+14.158 |
Rockstar|Makita|Suz|Yoshimura|Dunlop|Motorex |
4 |
27 |
Nicholas Wey |
450 |
+18.124 |
Rockstar |MSRMX |
5 |
23 |
Martin Davalos |
SUZ 450 |
+22.437 |
Rockstar Energy Drink|American Suz|Yoshimura |
6 |
800 |
Mike Alessi |
TBA/450 |
+24.286 |
Red Bull|KTM|Alpinestars|Airoh |
7 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam 450 |
+25.564 |
Motoconcepts |
8 |
108 |
Jimmy Albertson |
Yam 450 |
+27.006 |
Valli Motorsports|Rockstar Yam GYTR |
9 |
20 |
Broc Tickle |
Kaw 450 |
+29.902 |
Monster Energy|Pro Circuit|Kaw| |
10 |
19 |
Eli Tomac |
Hon 450 |
+32.597 |
Geico Powersports|Hon|Amsoil|Fox|Factory Conn |
11 |
32 |
Jake Weimer |
Kaw 450 |
+39.835 |
Monster Energy|Kaw |
12 |
14 |
Kevin Windham |
Hon 450 |
+41.537 |
|
13 |
34 |
Cole Seely |
Hon450 |
+42.558 |
Troy Lee Designs|Lucas Oil|Hon|Red Bull|PPG |
14 |
76 |
Kyle Partridge |
Kaw 450 |
+54.671 |
|
15 |
38 |
Chris Blose |
Kaw 450 |
+56.152 |
Dodge Motorsports|BelRay|Pro Circuit |
16 |
72 |
Nick Paluzzi |
Suz 450 |
+1:01.261 |
TWMX|Unit|Enzo|One |
17 |
125 |
Marvin Musquin |
KTM 350 |
+1:08.209 |
Red Bull|KTM|Akrapovic|Dunlop|Motorex |
18 |
10 |
Justin Brayton |
Yam 450 |
+1:16.239 |
Bell HelmetsLeatt|Etnies|Gaerne|CTI2 |
19 |
53 |
Jarred Browne |
Yam 450 |
8 Laps |
|
20 |
101 |
Ben Townley |
Kaw 450 |
1 Laps |
ProCircuit/MonsterEnergyKaw |
21 |
100 |
Josh Hansen |
Kaw 450 |
DNF |
Monster Energy|Pro Circuit|Kaw| Donnie Hansen |
22 |
43 |
Weston Peick |
Kaw 450 |
DNS |
R2MX/FLY/ProCircuit/JGR/Dunlop/Renegade |