Zé Hélio, Ike Klaumann e Felipe Zanol estarão na edição 2012 do maior rali do mundo
Redação MotoX - Fotos: Divulgação Speedbrain, Juan Lozano e IC Fotos
Ike Klaumann e Zé Hélio na apresentação da equipe Speedbrain Husqvarna no Salão de Paris |
Faltando agora menos de um mês para a largada do maior rali do mundo, pilotos e equipes entram na reta final da preparação da prova que tradicionalmente abre o calendário mundial de provas a motor. Em mais uma edição na América do Sul, o Rally Dakar irá passar por Argentina, Chile e Peru. Dois experientes pilotos brasileiros, Ike Klaumann e Felipe Zanol, farão suas estreias no evento.
Detalhe do motor e quadro do modelo TE 449 RR desenvolvido pela Husqvarna e Speedbrain |
Além da inclusão do Peru no roteiro da prova, outra novidade vai ser o novo local de largada no primeiro dia do ano. A capital Argentina, Buenos Aires, dá lugar a Mar Del Plata. A competição seguirá até 15 de janeiro terminando em Lima, capital peruana, quando serão completados. 8.363 quilômetros de percurso, 4.406 deles de especiais. Participarão da prova 189 motocicletas e 32 quadriciclos, entre os 471 veículos inscritos.
O time alemão Speedbrain, braço competitivo da BMW / Husqvarna para competições de Rally, Extreme Enduro e Cross Country será a equipe de Zé Hélio e de Ikê Klaumann. Agora o suporte oficial é da Husqvarna, que desenvolveu uma moto de rali baseada no modelo TE 449 da marca. O 'Salão de Paris' foi o palco escolhido para apresentar a máquina e os cinco pilotos que representarão a Speedbrain, entre eles os dois brasileiros.
Zé Hélio, que defendeu a equipe em 2011 (ocasião em que foram utilizadas motocicletas BMW), e Ike Klaumann, estreando no Dakar, contarão com a companhia do francês David Frétigné, do português Paulo Gonçalves e do espanhol Joan Barreda. "Foi um momento muito bom com a equipe, tanto o clima dos integrantes como a nova motocicleta são sensacionais", disse Klaumann.
Felipe Zanol estreia na KTM
Outro 'novato' na prova será Felipe Zanol. O multi campão de Enduro, se destacou em suas duas participações no Rally dos Sertões, sendo lembrado pelo vencedor da prova em 2011, o francês Cyril Despres, como um dos candidatos a bons resultados no Dakar. O mineiro disputará a competição em uma nova equipe, a KTM Brasil, utilizando os pneus da Rinaldi, sua parceira de longa data.
Felipe Zanol estreia no Dakar com nova equipe |
"É sonho de criança. É o topo para qualquer atleta. Fui dois anos vice-campeão do Rally dos Sertões, o que me credenciou para fazer o Dakar. Esperei o momento certo e a oportunidade apareceu", declarou Zanol, que intensifica os treinamentos específicos para a modalidade neste mês de dezembro.