Carmichael vence, tem penalização revertida e encosta em ReedTexto: Lucídio Arruda - Fotos:
www.supercross.com Após revisão da penalidade piloto da Suzuki vence a segunda seguida e fica a um ponto da liderança.
Ricky Carmichael |
Mais uma vez os fatos extra-pista ofuscaram o desempenho dos pilotos nas provas. O assunto do final de semana foi a reversão da penalidade de 25 pontos aplicada a Ricky Carmichael por combustível fora dos estreitos padrões da AMA na etapa de San Diego. A Suzuki recebeu os pontos de volta em troca de uma multa de U$20.000 que será revertida à equipe médica responsável pelo AMA Supercross e a organização humanitária Riders for Health.
A AMA divulgou na sexta-feira a decisão tomada após uma reunião com oficiais da FIM. Chegou-se a conclusão de que não houve intenção em fraudar o regulamento e a quantidade de chumbo encontrada na gasolina usada em San Diego não foi suficiente para alterar a performance.
Os oficiais de ambas as organizações informaram que uma penalização de 25 pontos seria inapropriada para o caso e voltaram atrás. Porém acharam que a falha merecia alguma pena e aplicaram a multa financeira à fábrica.
A decisão alíviou os fãs da modalidade que vinham apreciando o campeonato mais disputado em muitos anos, mas gerou polêmica nos bastidores porque tanto pilotos da Yamaha, em 2004, e Kawasaki,em 2005, foram penalizados em 25 pontos por violações similares, senão idênticas a esta. Será que não se aplica à situação a velha expressão de "dois pesos e duas medidas".
Houve gente comentando que a multa foi aplicada para evitar a tentativa dos pilotos penalizados no passado tentarem recuperar os pontos, pois ninguém ia querer gastar U$20.000 em campeonatos passados já decididos onde os pontos não fariam diferença.
Porém o que ficou mais claro no episódio foi que a decidão da AMA, embora louvável no âmbito esportivo, foi muito mais pautada pela política do que pela técnica.
Davi Millsaps |
Provas: Ernesto Fonseca faturou o "Holeshot" e liderou até a segunda volta quando foi ultrapassado por Carmichael. Chad Reed começou a prova no meio do pelotão, mas desta vez não conseguiu impor um bom ritmo. O australiano afirmou após a prova que não se acertou com o tipo de solo em Atlanta.
James Stewart caiu na largada de novo e pilotou como um alucinado nas primeiras voltas. Na sétima passagem já ocupava a segunda posição e diminuia aos poucos a diferença para Carmichael. Porém o piloto da Suzuki administrou a liderança e comemorou sua quinta vitória na temporada.
Lites:
Davi Millsaps venceu uma batalha particular com Josh Grant e conquistou sua segunda vitória na temporada. Com o resultado o piloto da Honda dispara na pontuação com 18 pontos de vantagem sobre Chris Gosselaar.
LaRocco anuncia aposentadoria.
O veterano Mike LaRocco anunciou em coletiva de imprensa que se aposentará (como piloto) ao final da temporada de Supercross.
LaRocco é um dos pilotos com carreira mais longa no Motocross e aos 35 anos de idade completa nada menos que 19 anos como profissional.
LaRocco conquistou o título americano do último campeonato de Motocross 500cc em 1993. Em 94 foi o campeão do AMA Motocross 250. Ele é o recordista em participações no AMA Supercross com nada menos que 229 apresentações. O piloto chegou 145 vezes entre os cinco primeiros e subiu ao pódio 81 vezes.
Na etapa de Indianapolis infelizmente LaRocco caiu nos treinos e não participou da prova.
Resultados
1 |
Ricky Carmichael |
Suz RM-Z450 |
20 |
--- |
2 |
James M Stewart |
Kaw KX450F |
20 |
2.936 |
3 |
Chad Reed |
Yam YZ450F |
20 |
13.863 |
4 |
Ivan Tedesco |
Suz RM-Z450 |
20 |
16.762 |
5 |
Nicholas A Wey |
Hon CRF450R |
20 |
17.367 |
6 |
Ernesto Fonseca |
Hon CRF450R |
20 |
18.15 |
7 |
Michael Byrne |
Kaw KX450F |
20 |
23.412 |
8 |
Travis A Preston |
Hon CRF450R |
20 |
44.275 |
9 |
Timmy M Ferry |
Hon CRF450R |
20 |
61.369 |
10 |
Jeff Gibson |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
11 |
Jason W Thomas |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
12 |
Jeff Dement |
Suz RM-Z450 |
19 |
--- |
13 |
Brock Sellards |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
14 |
Heath D Voss |
Yam YZ450F |
19 |
--- |
15 |
Tyler Evans |
Suz RM-Z450 |
19 |
--- |
16 |
David Vuillemin |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
17 |
Jacob Saylor |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
18 |
Ryan D Clark |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
19 |
Michael L Brown |
Suz RM250 |
10 |
--- |
20 |
Justin F Keeney |
Hon CR250R |
2 |
--- |
1 |
David D Millsaps |
Hon CRF250R |
15 |
--- |
2 |
Joshua M Grant |
Hon CRF250R |
15 |
2.322 |
3 |
Christopher Gosselaar |
Kaw KX250F |
15 |
12.094 |
4 |
Kelly D Smith |
Hon CRF250R |
15 |
23.09 |
5 |
Robert S Kiniry |
Hon CRF250R |
15 |
25.778 |
6 |
Joshua Hansen |
KTM SXF250 |
15 |
33.381 |
7 |
Branden L Jesseman |
Yam YZ250F |
15 |
35.022 |
8 |
Tucker J Hibbert |
Yam YZ250F |
15 |
39.332 |
9 |
Thomas K Hahn |
Hon CRF250R |
15 |
41.889 |
10 |
Sean D Hamblin |
Suz RM-Z250 |
15 |
49.334 |
11 |
Greg S Schnell |
Suz RM-Z250 |
15 |
53.508 |
12 |
Matt Walker |
Yam YZ250F |
15 |
54.161 |
13 |
Chad T Johnson |
Yam YZ250F |
14 |
--- |
14 |
Donnie Mcgourty |
Kaw KX250F |
14 |
--- |
15 |
Teddy J Maier |
Kaw KX250F |
14 |
--- |
16 |
Stephane Roncada |
Yam YZ250F |
14 |
--- |
17 |
Geddy L Karrle |
Yam YZ250F |
14 |
--- |
18 |
Bradley J Ripple |
Kaw KX250F |
13 |
--- |
19 |
Bryan K Johnson |
Yam YZ250F |
13 |
--- |
20 |
Martin Davalos |
Yam YZ250F |
12 |
--- |
21 |
Chris Blose |
Yam YZ250F |
10 |
--- |
22 |
Matthew C Goerke |
Yam YZ250F |
0-DNS |
--- |
Classificação Geral
1 |
Chad Reed |
191 |
2 |
Ricky Carmichael |
190 |
3 |
James Stewart |
174 |
4 |
Ivan Tedesco |
144 |
5 |
Nick Wey |
133 |
6 |
Michael Byrne |
132 |
7 |
Ernesto Fonseca |
125 |
8 |
Mike Larocco |
108 |
9 |
Travis Preston |
103 |
10 |
Jeff Gibson |
70 | |
1 |
Davey Millsaps |
72 |
2 |
Chris Gosselaar |
54 |
3 |
Brandon Jesseman |
52 |
4 |
Josh Grant |
47 |
5 |
Bobby Kiniry |
41 |
6 |
Josh Hansen |
38 |
7 |
Sean Hamblin |
36 |
8 |
T Maier |
33 |
9 |
Martin Davalos |
31 |
10 |
Tommy Hahn |
29 | |