Free Samba Style na SapucaíTexto: Lucídio Arruda - Fotos: Red Bull
O circuito do Rio de Janeiro foi considerado um dos mais difíceis da competição. Foto: Jeren Boden |
Nos dois últimos finais de semana os principais sambódromos brasileiros tornaram-se palco para os mais radicais eventos motociclisticos do mundo. Depois dos X Games em São Paulo foi a vez da famosa Marquês de Sapucaí transformar-se em palco do Motocross Freestyle, com a etapa brasileira do Red Bull X-Fighters, disputada no último sábado, 03.
Jeremy Stenberg - Foto: flohagena.com |
E como todo evento da Red Bull que se preza a produção do espetáculo foi primorosa. E não faltou o exotismo para gringo ver. Integrantes - e principalmente as mulatas - da Escola de Samba Grande Rio se apresentaram entre as rampas de metal e 10.000 toneladas terra.
Robbie Maddison, recordista mundial de salto em distância foi o terceiro colocado. Foto: flohagena.com |
Cerca de 30.000 fãs acompanharam o show dos melhores pilotos do mudo no circuito de 96 metros e 9 saltos. A pista foi considerada extremamente difícil mesmo pelo campeão do evento Jeremy Stenberg. "Incrivelmente difícil! Muitos pilotos estavam com medo do circuito. Esta vitória significa muito para mim. Nunca ví uma pista tão desafiadora. Uma manobra deu completamente errado e achei que tinha perdido, mas (Mat) Rebeaud cometeu um erro também."
Mat Rebeaud - Segundo colocado - Foto: flohagena.com |
Quem também errou foi o norueguês André Villa que sofreu uma forte queda momentaneamente silenciando a passarela do samba. Felizmente o piloto se levantou ileso do acidente.
André Villa se prepara para uma dura aterrissagem. Foto: Balazsgardi.com |
O segundo colocado e atual líder do campeonato o suiço Mat Rebeaud comentou após a final: "Cometi um erro dos grandes na final que provavelmente me custou a vitória. Mas podia ter sido muito pior. Estou feliz por não cair."
O terceiro colocado foi o australiano Robbie Maddison, atual recordista mundial de salto em distância que já emendou mais de
106 metros num único salto.
Gilmar Joaninha Flores - Foto: flohagena.com |
Dez pilotos brasileiros disputaram pré qualificatórias para 4 vagas no evento principal contra oito convidados estrangeiros. Entre os pilotos locais Gilmar Flores, o Joaninha, foi o melhor classificado a frente de Gian Bergamini, Fred Kyrillos e Natan Azevedo.
Mat Rebeaud é o líder do campeonato após duas etapas. foto: Balazgardi.com |
Na classificação geral do Red Bull X-Fighters Rebeaud lidera com 180 pontos seguido de Stenberg com 155 e o espanhol Dany Torres com 135.
O próximo evento acontece no Texas, terra do rodeio norte-americano em 15 de Junho. Depois o X-Fighters se dirige à Alemanha antes da tradicional grande final em Madrid, Espanha.
Foto: flohagena.com |
Resultados1. Jeremy Stenberg (USA/Yamaha)
2. Mat Rebeaud (CH/KTM)
3. Robbie Maddison (AUS/Honda)
4. Dany Torres (ESP/KTM)
5. Andre Villa (NOR/Suzuki)
6. Eigo Sato (JPA/Yamaha)
7. Ronnie Faisst (USA/Honda)
8. Brice Izzo (FRA/Yamaha)
9. Gilmar Flores (BRA/Yamaha)
10. Gian Bergamini (BRA/Yamaha)
11. Fred Kyrillos (BRA/Honda)
12. Natan Azevedo (BRA/Yamaha)
Foto: Jeren Boden |